Nove casas que ficam às margens do Rio Caeté, no bairro Da Estação, tiveram os seus esgotos lacrados nesta terça-feira, dia 29, em Urussanga. Desde 2015 os moradores vinham sendo notificados pela prefeitura sobre a necessidade da regularização do sistema de esgoto que estava sendo despejado diretamente no rio. De acordo com a chefe de gabinete, Andresa Baldassar, das 20 casas da localidade, apenas nove não iniciaram a regularização até o dia de ontem. Durante a ação, alguns moradores inclusive mostraram a nota fiscal da compra dos materiais ou o início da construção da obra da fossa, onde a vigilância não lacrou o esgoto dessas casas. A multa que a prefeitura teria que pagar a Justiça caso não fosse feito o procedimento de lacre era de mais de R$ 3 milhões.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Filipe Cataneo, explicou que o morador que retirar o lacre e que não fizer a fossa será multado pelo órgão fiscalizador, que encaminhará a situação ao Ministério Público. Além disso, outros moradores que residem às margens de outros rios começarão a ser notificados pela prefeitura sobre a regularização do sistema. Um deles é o Rio dos Americanos, que corta a região central do município. Já há ações na justiça para que os esgotos sejam regularizados, porém, os pedidos não estavam tão adiantados como na situação do bairro Da Estação. Por isso, a orientação é que os moradores já comecem a procurar auxílio da prefeitura sobre como realizar o sistema, já que a administração possui uma cartilha informativa sobre como construir a fossa com o sumidouro.

Uma das justificavas mencionadas por ouvintes foi a condição financeira dos moradores que impossibilitou fazer a construção da fossa. No entanto, Andresa esclareceu que existe uma lei municipal que garante que a Assistência Social ajude famílias de baixa renda através do projeto Reforma Moradia. Famílias que possuem renda de até dois salários mínimos podem solicitar o auxílio diretamente na secretaria de Assistência Social do município e receber o kit para a construção do sistema. Saiba mais sobre o assunto em entrevista com Andresa, Filipe e com a diretora de planejamento de Urussanga, Mariela Fabris Moraes, para o programa Comando Marconi:

 

Saída de esgoto já lacrada. Foto: Vigilância Sanitária

Confira mais sobre o assunto acessando aqui. 

Karine Della / Da Redação