Fortes cólicas menstruais podem ser sinal de endometriose. A doença crônica é definida pela presença de tecido endometrial, que se encontra no interior do útero, fora deste espaço. De acordo com a ginecologista e obstetra doutora Bianca Bez Batti de Pellegrin, esse tecido pode ser encontrado nos ovários, trompa uterina, intestino, bexiga ou em outros órgãos. “Apesar de ser uma doença benigna, é uma doença com progressão, ela vai espalhando, vai piorando e cada vez causando mais sintomas e mais desconforto”, destaca a especialista. A doutora ainda ressalta que a paciente sempre deve analisar a situação, já que se as dores, como a cólica, atrapalham a rotina significa que elas não são normais.

Não existe uma causa específica para o desenvolvimento da endometriose, mas sim uma série de fatores. “A minha história familiar é muito importante, os meus hábitos são muito importantes, o fato de ter começado a menstruar muito novinha acaba aumentando o meu risco”, explica. O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como o ultrassom transvaginal ou uma ressonância, após uma conversa com a paciente e o ginecologista sobre os sintomas.

A endometriose é uma das principais causas de infertilidade. “Não significa que se eu tenho endometriose eu nunca vou engravidar. A gente tem pacientes com endometriose que engravidam normalmente. No entanto, muitas vezes, a gente acaba investigando as pacientes que não conseguem engravidar e uma das causas é a presença de endometriose”, comenta. O assunto foi destaque em entrevista com a doutora Bianca no Ponto de Encontro. Confira:

 

O tratamento da endometriose pode ser medicamentoso ou cirúrgico. A doutor Bianca ainda ressalta que, como a doença é crônica, o tratamento segue pelo resto da vida. Até mesmo pacientes que fizeram cirurgia devem continuar com o acompanhamento no ginecologista. Anticoncepcionais ou o uso do dispositivo intrauterino (DIU) podem ser recomendados para mulheres que têm a doença. Além disso, dependendo da paciente, a cirurgia para a retirada do foco da endometriose pode ser indicada.

A ginecologista também esclarece que a endometriose afeta muito a qualidade de vida das mulheres. Isso porque ela gera dores intensas, além de um sangramento volumoso no período menstrual. Esses sintomas prejudicam as mulheres, que acabam tendo que faltar aulas ou no trabalho. Muitas ainda precisam ir à emergência e ao hospital para tomar remédio intravenoso para as dores.

Agende uma consulta com a ginecologista Bianca Bez Batti de Pellegrin:

Consultório Urussanga: Rua Vidal Ramos, número 170, primeiro andar, sala 5, Centro. Telefones: (48) 3465-1798 / WhatsApp (48) 9 9600-5079.

Consultório Orleans: Rua Vereador Afonso Zanini, número 351, Barro Vermelho. Telefones: (48) 3466-0671 / WhatsApp (48) 9 9108-5418.

Confira mais dicas e orientações nas redes sociais: FacebookSite Instagram.

O Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta, no horário das 10h às 13h, pela 99.9 FM e plataformas digitais.