Em busca de um consenso sobre o percentual do reajuste salarial, alguns servidores públicos de Urussanga estão realizando uma mobilização em frente à prefeitura. O grupo estará promovendo a ação durante toda esta segunda-feira, dia 13. Os servidores pedem uma nova rodada de negociação com a prefeitura sobre o valor do reajuste, já que há uma defasagem de 20,05%. A prefeitura apresentou a proposta de 15,61% de reajuste, mas não foi aceita pelos servidores em assembleia.

O repórter Marco Búrigo esteve na prefeitura durante a mobilização e conversou com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região (Siserp), Jucélia Vargas. Confira:

 

 

Em entrevista ao programa Comando Marconi, o prefeito em exercício, Jair Nandi (PSD), afirmou que a prefeitura possui um limite de gasto com folha de pagamento. O chefe do executivo explicou que caso a administração ultrapasse esse limite, de 51,3%, a prefeitura poderá sofrer restrições futuras. Além disso, Nandi ressaltou que reconhece que os servidores públicos possuem importante papel e garantiu que nenhum direito foi retirado.

“Quando você ultrapassa esse limite de 51,3% daquilo que você arrecada com folha, com despesas de pessoal, você terá alguns problemas. Quais são os problemas que o município poderá ter? Ele no próximo ano não pode dar aumento, reajuste, remuneração, seja de qualquer tipo, não pode criar cargo, emprego, função”, comentou Nandi. O prefeito participou de entrevista na Rádio Marconi e explicou mais detalhes sobre o assunto. Confira:

 

Na última sexta-feira, dia 10, a prefeitura de Urussanga recebeu uma liminar favorável da Justiça garantindo que a paralisação dos servidores públicos não atrapalhe os serviços públicos. Com a decisão, o Siserp deve se abster da paralisação total das atividades, garantindo a manutenção de 90% das atividades dos setores.

No entanto, as atividades das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Da Estação e Bela Vista não estavam funcionando na manhã desta segunda, dia 13. O prefeito Nandi afirmou que irá notificar a Justiça sobre o descumprimento da liminar para que as medidas sejam tomadas. O repórter Marco Búrigo esteve nos postos de saúde e conversou com Nandi, além das pessoas que estavam no local aguardando por atendimento. Confira:

 

Fotos: Marco Búrigo / Rádio Marconi

Texto: Karine Possamai Della

Reportagem e fotos: Marco Búrigo