A tragédia na creche em Saudades acendeu um alerta em todas as escolas em Santa Catarina. O Governo do Estado anunciou que haverá vigilantes na rede estadual. Além disso, os responsáveis da educação também vêm desenvolvendo estratégias e estudos para garantir a segurança do ambiente escolar e dos alunos. As escolas estaduais da Associação da Região Carbonífera (Amrec), em sua maioria, possuem câmeras de vigilância, sensores de presença e portões eletrônicos.

“Uma outra questão que essa tragédia levantou foi trabalhar a saúde mental dos nossos jovens. Não se sabe ao certo o que levou aquele jovem a cometer o crime em Saudades, mas já tivemos fatos de ex-alunos que voltam a escola, que sofreram bullying. Então, também acende esse alerta para saber como está a saúde mental dos nossos jovens e adolescentes, e quão importante é a família e a escola trabalharem juntos essa questão”, afirmou a coordenadora e responsável pela rede estadual da Regional Sul de Educação, Ronisi Cristina Agostinho Silva Guimarães.

Confira a entrevista completa sobre o assunto e a segurança das escolas com a Coordenadora Ronisi Guimarães:

 

Em Cocal do Sul, a secretária da Educação, Raquel Romagna Quarezemin, afirmou que nos próximos dias serão discutidos projetos para maior segurança nas escolas da rede municipal. Representantes das escolas municipais e a administração sul-cocalense estarão reunidas para debater sobre o tema. A manutenção ou novas instalações de câmeras de videomonitoramento, parcerias com a Polícia Militar para rondas particulares e outros fatores que vão reforçar o ambiente e os alunos estão em pauta. Raquel também reforçou sobre a importância da cultura da paz ensinada aos estudantes nas escolas.

Ouça na íntegra a entrevista com a Secretária Raquel sobre o tema:

 

Da Redação