Criado em 1905, em Chicago, nos Estados Unidos, o Rotary Club é uma rede global que reúne líderes comunitários, amigos e vizinhos, unidos pelo objetivo de promover mudanças duradouras em si mesmos e em suas comunidades ao redor do mundo. Com mais de 46 mil clubes espalhados pelo mundo, um deles está sediado em Urussanga e, em 12 de fevereiro de 2024, completou 65 anos de fundação. Para falar sobre o clube, seus objetivos e ações, foram convidados para uma entrevista no programa Ponto de Encontro o atual presidente do Rotary urussanguense, Everaldo Savi Mondo, conhecido como Dado, Edna Zanin Lopes e Ademir Pascoal Becker, membros rotarianos.

Fundado em 12 de abril de 1959 pelo médico doutor Raul Nascimento Athayde da Rosa, e reconhecido como entidade gestora internacional em 15 de abril do mesmo ano, o Rotary Club de Urussanga conta, atualmente, com 20 membros associados voluntários que buscam caminhar de mãos dadas em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Dado conta que há pouco tempo está no clube, somente 3 anos, mas se sentiu chamado e faz isso de coração. “Apesar de eu estar há pouco tempo, nós já temos um voluntariado dentro da gente, sempre gostei de participar das ações da sociedade, enfim. É uma vocação, um chamado”, explica Everaldo.

Contando com várias ações filantrópicas realizadas em Urussanga, incluindo a fundação do Ginásio e Colégio Rainha do Mundo, a participação efetiva na implantação do Gemellaggio entre Urussanga e Longarone, o apoio ao Paraíso da Criança, os movimentos pró-asfalto das Rodovias SC-108 e Genésio Mazon, a campanha para a construção da sede atual da Polícia Militar e até a doação, em parceria com outros dois clubes, de uma cadeira de rodas para o saudoso Monsenhor Agenor Neves Marques, o clube é totalmente voluntário e não exige muitos requisitos para a participação, apenas que o voluntário tenha força de vontade e boas intenções. Afinal, “Todo rotariano pensa sempre em servir antes de pensar em si. E sempre procura a verdade e o que é justo para todos e cria lá boas vontades e as melhores amizades. Isso é o Rotary Club internacional, e a filosofia do Rotary urussanguense não é diferente”, pontua Ademir.

Confira na íntegra a entrevista com os representantes e conheça sobre as mais de seis décadas de trabalho no município:

Parte 01 

 

Parte 02

 

O clube, tendo realizado um jantar dançante quando completou os 60 anos de fundação, agora, para comemorar o marco de 65 anos, o Rotary estará promovendo um jantar show no dia 29 de junho, que ocorrerá no Centro de Pastoral de Urussanga. O objetivo é atrair mais participantes do que no último jantar. Dado enfatiza que o evento não visa lucros, mas sim uma maior interação social. No entanto, qualquer crédito gerado será revertido à sociedade por meio de atividades e ações. Como fundação rotária, o principal ponto da filosofia institucional é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos membros da sociedade, visando a promoção da paz, o combate de doenças, o fornecimento de água limpa e saneamento, o cuidado com a saúde de mães e filhos, o apoio à educação, o favorecimento do desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.

Edna destaca que todos podem contribuir com o clube, garantindo que o dinheiro será utilizado para obras sociais benéficas que podem impactar comunidades ao redor do mundo. Ela também explica que no site do Rotary existem seções específicas para contribuições e convida a sociedade a doar um valor espontâneo, sem restrições. Ao falar sobre contribuições, ela menciona a Casa da Amizade, um braço assistencial do Rotary composto por esposas de rotarianos e voluntárias. As colaboradoras de Urussanga trabalham fazendo enxovais para bebês. Anteriormente, esses enxovais eram entregues às mães carentes quando existia uma maternidade no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Agora, a entrega é realizada mediante indicação e conforme a necessidade das famílias. Além disso, elas auxiliam famílias com cestas básicas, entre outras formas de assistência.

Durante a conversa, também é ressaltado que o Rotary não se limita ao assistencialismo, pois conta com membros envolvidos em diversos setores da sociedade. Há rotarianos presentes no COMBEA, no Hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga, além de membros atuantes na diretoria da Rádio Marconi, entre outros. A nível internacional, destaca-se a participação do Rotary na Organização das Nações Unidas (ONU), devido ao seu papel durante a fundação da organização e nas duas grandes guerras mundiais.

No campo municipal, o clube é ativamente participativo em vários eventos, como na Festa do Vinho e no Gemellaggio, onde apresentam, como carro-chefe do cardápio, a becaria. Com essa tradição, já obteve reconhecimento da Fundação Catarinense de Cultura.

Nesta última quinta-feira, retornaram as reuniões semanais na sede do clube em Urussanga, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, e contou com a participação do presidente distrital da Fundação Rotária. Há projetos a serem entregues ainda durante o ano e outros surgirão ao decorrer dele. Dado ressalta que qualquer pessoa pode participar do Rotary Club. Para saber mais, é indicado acessar o site oficial do clube (CLIQUE AQUI); lá você encontrará informações sobre o clube em escala nacional e internacional, e para os interessados em participar, sugere-se procurar um membro do clube de Urussanga e participar de uma reunião do clube, que ocorre todas as quintas-feiras das 19h30 às 20h30.