Um dos fundadores do movimento Bossa Nova, Roberto Batalha Menescal, continua sendo referência na área musical, seja nacionalmente como mundialmente. O interesse de Menescal pela música surgiu quase que de repente, quando seu pai deu uma gaita de boca de presente quando era criança. Mesmo não entendendo nada de música, Roberto conseguia tocar a gaita e produzir vários sons harmoniosos sem nem perceber. Foi a partir daí que a família de Menescal começou o apoiar em aulas de música, já aos 11 anos. Desde então, Roberto vem encantando milhares de pessoas, seja em seus arranjos ou composições.

Compositor de músicas clássicas como “O Barquinho”, “Você” e “Amanhecendo”, Menescal é natural do Espirito Santo, mas se mudou aos três anos para o Rio de Janeiro. Menescal é um dos importantes nomes no surgimento da Bossa Nova, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Para ressaltar a sua trajetória e carreira, Roberto Menescal participou do quadro Sons do Brasil, no programa Ponto de Encontro. Ouça mais na íntegra:

 

Em entrevista, Menescal relembrou a sua participação durante a turnê da cantora Sylvia Telles, ainda no início de sua carreira. Roberto contou que saía toda semana para ver Sylvia em uma apresentação que fazia na cidade. Ela notou que ele estava presente em todas as quartas-feiras e começou a conversar com ele, para saber se ele também era músico. A partir daí os dois se aproximaram e começaram uma parceria, no qual Silvinha convidou Menescal para tocar em sua turnê pelo Brasil. Só que ele não se sentia preparado ainda no violão para começar a turnê, mas Sylvia logo explicou que, por conta da gravidez dela, eles teriam sete meses para se prepararem para os shows.

 Veja também: