Na reunião ordinária da Câmara de Urussanga nessa terça-feira, dia 12, os vereadores debateram projetos finais do ano, destacando ações para internet em Belvedere, agradecimentos por apoio federal, apoio ao hospital e projetos encaminhados pelo Executivo.

Ademir Bonomi, o Datcho (MDB), agradeceu a mobilização do Executivo após sucessivas cobranças dele para o cumprimento da promessa de levar internet à região de Belvedere. Nos últimos dias, o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier (PP), se reuniu com o presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Mélo, o Belha.

Datcho ressaltou, no entanto, que há um entrave. “Ele (prefeito) esqueceu que o projeto previa 34 postes e a prefeitura teria que colocar. Agora ficou esse impasse entre prefeitura e Coopercocal e Unifique”, relatou o vereador.

Segundo ele, o presidente da Coopercocal está em busca de uma solução. Datcho manifestou agradecimento a Belha pelo empenho. “Colocar os postes naquela região lá não é fácil. É preciso muito investimento, porque lá o terreno é de muitas pedras. Dia 20 vai ser percorrido aquele local, para que faça, que coloque a internet”, finalizou Bonomi.

Lisi Bonetti se despede do Legislativo

Lisiane Marley Bonetti Fenili (MDB) expressou gratidão por ter tido a chance de servir como vereadora em Urussanga. Com apoio do MDB e a oportunidade concedida pelo vereador licenciado Luan Varnier, ela ocupou o cargo por 30 dias. “Meu legado e meu currículo mostram que em todos os lugares por onde eu passei foram pautados por dedicação, transparência e comprometimento. Aqui não foi diferente”, discursou Lisi.

“Minha disposição em ser vereadora em 2020 foi justamente por acreditar que as pessoas de bem devem se envolver na política e trabalhar para melhorar ainda mais a cidade”, continuou. “Foram apresentados alguns projetos de lei, algumas indicações e alguns requerimentos. Quero agradecer por essa oportunidade de estar aqui, tentando fazer o melhor possível”, expressou.

Ela ponderou que ao exercício da política não bastam a apresentação de bons projetos, ideias e capacidade técnica. “Nada disso adianta se não houver vontade, decisão política por parte dos gestores”, disse Lisi Bonetti. A vereadora agradeceu familiares, amigos, eleitores, toda a população urussanguense, colegas vereadores e servidores do Legislativo.

Zé Bis agradece apoio de Esperidião e Ângela Amin para Urussanga

José Carlos José, o Zé Bis (PP), agradeceu o senador Esperidião Amin (PP) e à ex-deputada federal Ângela Amin (PP) pelas duas emendas, cada uma de R$ 500 mil, destinadas a Urussanga.

“As visitas a Brasília rendem bastante. Isso foi pedido ao senador e à deputada federal e agora eles estão assegurando esse valor para que possa ser investido em infraestrutura. Agradecimento muito especial a esses grandes políticos que estenderam as mãos para Urussanga. Parece que são urussanguenses pelo o que fizeram por nós”, discursou.

Zé Bis informou que a abertura dos envelopes para a licitação de um novo complexo de lazer no Nova Itália acontecerá ainda em dezembro. Ele se mostra entusiasmado com o projeto e o benefício que trará para os moradores.

O vereador abordou tudo o que o ano de 2023 lhe trouxe. “Agradeço a Deus por tudo que aconteceu comigo. A minha filha Janaína formou-se em Direito. O meu genro, Bruno Bez Fontana, formou-se em Engenharia Elétrica. O meu filho Alisson formou-se em Medicina, dia 8 de dezembro. E o namorado da minha neta se formou em Administração”, detalhou. “Só lamentar a perda do meu neto em abril. Realmente foi uma perda muito grande, mas Deus levou e acolheu”, contrapôs.

Nel trabalha por repasse ao hospital

Daniel Moraes, o Nel (PSD), informou que a Câmara fez um esforço administrativo nos últimos dias para, mais uma vez, antecipar uma devolução de recursos à prefeitura de Urussanga. Agora, o objetivo foi apoiar no pagamento do décimo terceiro salário do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

“O nosso hospital de Urussanga é uma associação administrada por uma diretoria que é voluntária, que não recebe um real para estar lá, uma entidade que conta muito com apoio político na busca de recursos, e bastante também com a população de Urussanga e região, na doação de valores e materiais, e que presta um serviço extremamente relevante ao nosso município”, reconheceu Nel.

Por outro lado, ele cobrou da prefeitura que tenha mais organização quanto ao assunto, já que o projeto que autoriza o repasse ao hospital só chegou na Câmara nesta segunda-feira, dia 12. “Eu peço aos senhores vereadores, celeridade na tramitação desse projeto, pois o décimo terceiro do hospital já está atrasado. E peço ao prefeito que, no próximo ano, se ele ainda estiver aí, e também aos próximos prefeitos, que se programem para que o hospital não precise passar por essa mesma peregrinação que passou esse ano”, lamentou.

De Bona contra votação de projeto às pressas

Fabiano Murialdo De Bona (sem partido) explicou a posição dele com relação ao projeto de lei encaminhado pelo Executivo que ratifica o contrato com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), com a criação de dois empregos públicos no consórcio e alterações dos salários dos empregados.

A liderança de Governo na Câmara havia solicitado a inclusão do projeto para votação na ordem do dia com dispensa de pareceres, mas De Bona foi contrário. Ele criticou o fato de o projeto ter sido encaminhado para votação às pressas, sem a devida discussão. Este projeto será votado na próxima semana.

O parlamentar também justificou o fato de ter votado a favor da legalidade na Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação. Este era um questionamento feito anteriormente pelo vereador José Carlos José, o Zé Bis (PP). “Lá é para ver se o projeto está correto ou não de acordo com a lei. A votação aqui em plenário é outra coisa”, disse.

Ele rebateu Zé Bis afirmando que o vereador do PP tem familiares em cargos de confiança na prefeitura e, por isso, é defensor da administração municipal. “Por que defende tanto? E quer sempre sair por cima. Não é fácil defender o indefensável”, finalizou.

Colaboração: Renan Medeiros / Assessoria de Imprensa