O 1º Grupo de Bombeiros Militar em Urussanga, que também atende Cocal do Sul, seguiu em ritmo intenso atendendo as ocorrências durante 2023. Até o dia 20 de dezembro, o Corpo de Bombeiros atendeu 1.138 ocorrências, sendo 771 em Urussanga e 367 em Cocal do Sul. Com uma média de 3,5 atendimentos por dia, desde incêndios a atendimentos pré-hospitalares, os bombeiros também realizaram diversas ações sociais e de prevenção na região. Pensando em divulgar essas ações, o programa Comando Marconi realizou uma entrevista especial de Retrospectiva com o comandante do grupo, o primeiro sargento BM Dione Elisandro Gonçalves de Matos, e com o responsável pela Comunicação Social, soldado BM Alessandro de Oliveira. Ouça mais na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Além de Urussanga e Cocal do Sul, o Corpo de Bombeiros também atende um trecho de Pedras Grandes, em determinadas localidades de Azambuja. O grupo também presta apoio a algumas ocorrências de Morro da Fumaça. Das 1.138 ocorrências registradas, 987 pessoas foram atendidas nas duas cidades, sendo 582 em Urussanga e 334 em Cocal do Sul. “O número de pessoas atendidas diverge do número de ocorrências por conta de outras ocorrências que não têm pessoas envolvidas, como em um caso de incêndio, que geralmente é dano ao patrimônio ou ambiental”, explica Dione.

Do total de ocorrências, 217 foram de acidentes de trânsito, no qual 142 foram em Urussanga e os outros 75 em Cocal do Sul. Segundo o soldado Alessandro, o tempo de resposta do Corpo de Bombeiros até chegar ao local da ocorrência é de 9 minutos para Urussanga e de 13 em Cocal do Sul, em média, variando do trajeto e trânsito, além de informações imprecisas repassadas na ligação. Quanto a ocorrências de incêndios, houve 49 incêndios registrados na região, variando de incêndios em residências, vegetação e veículos.

Além das ocorrências e atendimentos, o Corpo de Bombeiros de Urussanga realizou outras atividades durante o ano. São os casos das ações sociais, como arrecadação de alimentos, roupas de inverno e doces, distribuídos para as famílias e crianças através de campanhas. Além disso, também é destaque a realização de cursos de atendimento e as ações de conscientização nas escolas, como o projeto golfinho, realizado em todo o estado.