Dois projetos urussanguenses foram lançados através do incentivo da Lei Aldir Blanc. O Manual da Iconografia de Urussanga e o livro digital Colonos e Missionários nas florestas do Brasil: versão bilíngue e comentada foram apresentados no último dia 23 de dezembro. O manual é desenvolvido pelo artista visual Henry Goulart e é uma pesquisa dos elementos que mais representam a identidade da cidade de Urussanga, desde a fachada da Igreja Matriz, as casas históricas, portal de acesso e outros vários fatores que marcam o turismo e a cultura italiana no município, como a uva e o vinho goethe.

Já o livro Colonos e Missionários nas florestas do Brasil foi escrito pelo primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Luigi Marzano. Na versão digital, a tradutora Karla Ribeiro busca transmitir ao leitor uma tradução atual, já que a interpretação para o português mais conhecida foi publicada em 1985, pelo padre João Leonir Dall’Alba. Apesar de serem obras independentes, Henry e Karla trabalharam juntos para a construção da ideia e sua execução, já que os dois trabalhos se complementam nas informações entre si, resgatando a história de Urussanga.

Henry e Karla participaram de entrevista no programa Ponto de Encontro e explicaram mais sobre os seus projetos. Ouça a conversa na íntegra no programa que foi ao ar na última terça-feira (11):

Parte 01

 

Parte 02

 

Henry conta que o seu manual pode contribuir muito com artesãos e arquitetos da região, já que os símbolos e elementos podem os ajudar em divulgar ainda mais a cidade e sua história. Usando como exemplo o estado do Rio de Janeiro, o artista visual comenta que há vários elementos, como o calçadão de Copacabana, que está estampado em vários produtos. Isso também é observado em Urussanga, onde muitos artistas podem se inspirar no manual para produzir seus próprios produtos com os elementos culturais do município.

Para traduzir a obra original de 1094 do padre italiano, Karla contatou a Arquidiocese de Turim, na Itália. Todo o processo teve a finalidade de transmitir ao leitor a visibilidade da obra, trazendo para mais perto da realidade e da língua original, dado a possibilidade de o próprio leitor ter um olhar diferente das outras traduções que já foram publicadas. A obra é um rico material sobre a história de Urussanga e de outras cidades vizinhas que carregam a cultura italiana. O livro conta sobre os nativos que aqui viviam anos atrás, sobre a fauna e flora, receitas culinárias e afins.

Tanto o Manual da Iconografia de Urussanga, de Henry Goulart, e o livro digital Colonos e Missionários nas florestas do Brasil: versão bilíngue e comentada, de Karla Ribeiro, estão disponíveis de forma gratuita na internet. Acesse aqui para solicitar o manual e aqui para acessar o livro.