Com o objetivo de capacitar candidatos a vereadores, uma iniciativa será realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Proposta pelo deputado Mário Motta, do PSD, a capacitação será chamada “Academia Limpe” e terá inscrições gratuitas. Em entrevista, o parlamentar explicou que a sigla Limpe está ligada a cinco princípios básicos presentes na Constituição Federal: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. As inscrições irão abrir a partir da próxima segunda-feira, dia 22. (ACESSE AQUI).

O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi. Saiba mais:

 

Formulado por especialistas em políticas públicas, fiscalização e campanhas políticas, o processo seletivo será realizado em cinco etapas: análise de currículo, prova de conhecimentos gerais e específicos, redação, aulas com especialistas em diversas áreas e apresentação de trabalho final. Após estas fases, a comissão de avaliadores irá analisar o histórico dos candidatos dentro da Academia Limpe e fará uma seleção para as finais democráticas. Podem participar do processo seletivo candidatos com 18 anos completos até o fim do ano eleitoral, nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, ficha limpa e sem antecedentes criminais.

Motta destacou a importância da iniciativa, comentando sobre a sua relação com a comunicação. “Confesso que eu fui aprendendo muitas coisas no decorrer do processo porque o olhar de quem se relacionada com a política partidária a partir da comunicação é um”, destaca. “O olhar de quem está dentro do processo é outro”, complementa. Por conta disso, a proposta visa capacitar as pessoas que desejam entrar na política para contribuir com o seu município.