O estabelecimento que deseja oferecer o melhor atendimento ao cidadão, deve estar atento a todas as questões que envolvem os seus clientes. Na última sexta-feira, dia 21, comemorou-se o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Por conta disso, o Procon de Içara reforça os direitos que esses consumidores têm.

De acordo com a Diretora Executiva do Procon de Içara, Karoline Calegari, as pessoas com deficiência que se sentirem constrangidas devem acionar o órgão. “O preconceito é um empecilho quando o assunto é adaptar produtos e serviços aos portadores de deficiência. O maior fiscal é o cidadão, mas infelizmente, as queixas aos Procons ainda são pontuais”, considerou.

Entre os direitos das pessoas com deficiência mais conhecidos, está a prioridade de atendimento. É obrigação de locais de acesso público dar tratamento diferenciado, incluindo a prioridade no atendimento e a adaptação das instalações para uma passagem em condições equilitárias.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) também chama a atenção para a vulnerabilidade dos deficientes como consumidores. “O princípio da isonomia não é tratar todos iguais, mas tratar desiguais de maneira diferente, de forma a garantir a todos os mesmos direitos” , concluiu Karoline.