“A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS” será tema da Primeira Conferência Municipal de Saúde Mental, que ocorre nesta quinta-feira (28), das 8h às 18h, no auditório Ruy Hülse, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). A temática também será abordada na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), marcada para ocorrer em novembro, entre os dias 8 e 11.

A conferência está dividida em três etapas. Após a etapa municipal, ocorrerá a etapa macrosul, nos dias 7 e 8 de junho, reunindo as regiões da Amrec, Amesc e Amurel, no auditório Ruy Hülse. Em seguida, será realizada a etapa estadual em Florianópolis no dia 30 de junho, encerrando com a etapa nacional em novembro.

O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi com o secretário de Saúde, Arleu da Silveira. Saiba mais:

 

As conferências são espaços para reflexão, debate, análise, avaliação e formulação de políticas públicas, a fim de efetivar serviços que garantam o cuidado de qualidade com a saúde mental em espaços abertos, substituindo a lógica manicomial.

“A cada etapa serão feitas propostas que, se aprovadas, serão levadas para os níveis superiores e transformadas em políticas públicas na área da saúde mental. Levamos da municipal para a macrosul, da macrosul para a estadual e da estadual para a nacional”, comentou a gerente de Saúde Mental, Ana Losso.

Inscrições

A conferência será aberta para toda a população. Os interessados poderão fazer as inscrições no próprio auditório Ruy Hülse, no dia da palestra.

Colaboração: Mel Camara / Decom