Para atender a liminar do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a prefeitura de Urussanga irá criar novas turmas do ensino infantil. As novas turmas terão aulas nas salas da sede do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que fica localizado no bairro Das Damas. O MPSC determinou que o município zere a fila de espera por vagas em creches. Em entrevista ao programa Comando Marconi, o prefeito Luis Gustavo Cancellier (PP) explicou que o IFSC possui salas que ficam fechadas durante o dia, já que os cursos são realizados à noite. Com isso, os cursos do instituto passarão a ser no Centro Educacional Lydio De Brida, no bairro Nova Itália, enquanto as novas turmas de creche serão no IFSC.

Conforme o prefeito, Urussanga possui escolas passando por reformas, no qual a expectativa da prefeitura era de que elas terminassem para que novas turmas fossem criadas. Porém, com a liminar do MPSC e com a alta demanda de famílias esperando por vagas, não se pode esperar, por isso a decisão de realocar salas de aula. Na liminar, o Ministério Público estipulou o prazo de 120 dias para que Urussanga forneça vagas em creches para todas as crianças de até quatro anos incompletos. De acordo com Cancellier, o município possui aproximadamente 30 crianças aguardando por vagas.

Ouça mais na entrevista completa com o prefeito Luis Gustavo para o programa Comando Marconi:

 

Cancellier ainda afirmou que outra medida será deixar turmas com menos alunos, como forma de atender possíveis demandas urgentes que surgirem futuramente. Os próximos passos da prefeitura serão de contratar funcionários e de adquirir mobília para as salas. O prefeito afirmou que acredita que a situação seja regularizada dentro do prazo. Conforme o MPSC, o município deverá fornecer as vagas para as crianças que estejam cadastradas perante o município, sob pena de multa-diária no valor de R$ 1 mil em caso de descumprimento.

Leia mais:

Liminar determina que Urussanga zere a fila de espera para vagas em creches