A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Urussanga, conclui mais dois inquéritos da Operação Hera. De acordo com o Delegado Ulysses Gabriel, as investigações iniciaram nos anos de 2020 e 2021, sendo uma originária de requisição do Ministério Público e a outra iniciada de ofício pela Polícia Civil.

O inquérito de 2020, requisitado pelo MP, visava apurar o uso de retroescavadeira da Secretaria da Agricultura em possível crime ambiental, além de ameaça contra o Fiscal da Fundação do Meio Ambiente, por parte do então Secretário da Agricultura e hoje vereador. Já o segundo inquérito visou apurar, além desse fato, crimes praticados no âmbito da Fundação Ambiental de Urussanga.

Conforme informado pela Polícia Civil, após meses de investigação e a instauração de vários inquéritos subsequentes (ao todo mais 9 inquéritos, totalizando 11), foram identificados possíveis crimes ambientais, de advocacia administrativa, prevaricação, extravio de documento público, obstrução de atividade fiscalizatória e concessão de licença ou autorização em desconformidade com a lei.

Sete pessoas foram indiciadas, dentre eles três ex-servidores públicos e um vereador.

Restam, ainda, dois inquéritos para conclusão, que dependem da análise profunda de materiais e documentos apreendidos no dia 13 de dezembro de 2021.

Com informações da Polícia Civil de Urussanga

Da Redação / Edi Carlos De Rezende