O início do ano é a época em que os pais aproveitam para fazer a compra dos materiais escolares. Além dos itens mais comuns, a mochila de uma criança ou adolescente conta com diversos materiais, sejam cadernos, livros ou estojos. Apesar dos mais variados produtos em uma mochila, é muito importante que os pais se atentem ao peso carregado pelas crianças ou adolescentes. Isso porque o excesso de peso pode prejudicar a postura da pessoa, ocasionando outros problemas na coluna. De acordo com o ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO), doutor Mario Kuhn Adames, o ideal é que a mochila não passe de 10 a 15% do peso da criança.

O especialista esclarece sobre a coluna como se fosse um bambu, composta por vários anéis. Ao usar uma mochila com muito peso, há uma deformidade nessa região. Segundo doutor Mario, o peso excessivo pode gerar uma inflamação nos discos da coluna. O ortopedista ainda explica que, quanto mais novo, mais cartilagem existe na coluna. Por conta disso, é comum ter deformidades estruturais. O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro. Saiba mais:

 

O doutor ainda frisa que a criança está em constante crescimento. “Você imagina a coluna como sendo vários fragmentozinhos, várias vertebras, como se fossem várias moedinhas, vamos dizer assim. Elas crescem de uma forma tão rápida e um pouquinho mais rápido do que a musculatura. Então, se eu não tenho cuidado de fazer a educação de postura da criança, mais a sobrecarga da mochila, eu vou começar a ter uma dor na região lombar”, comenta. Dessa forma, segundo Mario, a criança começa a ficar mais curvada para frente, com os ombros, no qual isso poderá precisar de tratamento fisioterápico.

A recomendação principal é evitar peso desnecessário nas mochilas, levando somente o que é preciso para o dia de aula. Para os pais que querem optar por mochilas de rodinha, uma avaliação também é preciso ser feita. “Essa mochila tem que ter a altura em que a pessoa não fique curvada”, destaca. O ideal é que a mochila de rodinhas seja a correta para a criança, em que ela não fique com má postura também.