“Atirei o pau no gato, mas o gato não morreu”, “Nana neném que a cuca vem pegar”,  ou “Boi, boi, boi, boi da cara preta, pega essa criança que tem medo de careta. Todas são letras de músicas clássicas na área infantil. Eram essas as músicas cantadas por pais de crianças que compareciam ao consultório do pediatra Carlos Eduardo Jansen Melo, como forma de “espantar” o medo. Só que, apesar de serem letras consideradas infantis, o doutor notava que, ao examinar bem as canções, as letras, na verdade, davam medo.

A partir daí o doutor Carlos juntou sua profissão com o seu dom para música, e decidiu criar novas cantigas com o intuito de passar mensagens positivas para as crianças. Em parceria com as filhas da Márcia Tauil, a Ana e a Carol, o pediatra Carlos deu um novo significado às músicas infantis. Dessa forma, as letras viraram “Atirei jiló pro gato, mas o gato não comeu”, “Nana neném que a fada vai chegar” ou “boi, boi, boi, boi da cara preta, brinca com a criança que não chupa mais chupeta”.

“Eu não gosto quando o pessoal fala ‘ah, é politicamente correto’, não é politicamente correto, é letra positiva e letra educativa. É uma coisa que dá prazer, que a gente sabe que as crianças, até mesmo assim no íntimo, introjetam aquela mensagem boa”, comenta Melo, que atualmente mora em Brasília. O pediatra, através de parcerias, produziu as novas canções, nos quais já estão disponíveis no YouTube em formato de animações. Cantigas do Tio Jansen é o nome do canal. O álbum Novas Cantigas de Roda foi gravado por Ana e Carol Tauil, pela mãe Márcia Tauil e pelo pediatra Carlos. Inclusive, nas apresentações, Márcia é a representação da fada, mencionada na música “Nana Neném”.

O programa Ponto de Encontro abordou mais detalhes sobre a iniciativa em entrevista com o idealizador Carlos Eduardo. Ouça na íntegra:

 

Confira um dos trabalhos desenvolvidos: