Seja em um escritório, durante os estudos, em uma fábrica têxtil, no carro ou até mesmo em momentos recreativos. O cuidado com a postura é fundamental, tanto para o presente como para a saúde do futuro. De acordo com o ortopedista Luiz Felipe Carvalho, especialista em coluna vertebral, a postura é algo que se constrói ao longo da vida. “É importante a gente manter bons hábitos”, destaca. Os bons hábitos, segundo o doutor, incluem realizar exercícios físicos diários e manter uma boa posição, principalmente quando se estiver sentado por longos períodos. Ombros para trás, peito aberto e cabeça ereta: esses são os fatores ideais para uma boa postura.

Segundo o especialista, os problemas posturais mudam conforme o passar das gerações. Hoje, o problema mais comum envolve o excesso do uso do celular. Com o aparelho, as pessoas tendem a ficar com a cabeça mais baixa, já que dificilmente se é usado o celular na altura dos olhos. “A cada três centímetros, a cabeça dobra de peso, então ela dobra, triplica, quadruplica e quintuplica. Então, vamos que uma cabeça normal tenha cinco quilos, ela pode chegar a 30, 35 quilos, ou seja, não é uma atitude normal”, destaca o doutor sobre uma pesquisa realizada na Ásia a cerca do impacto do uso do celular na postura.

O doutor Luiz Felipe ainda destaca que, ao ficar em uma posição parada por muito tempo, o corpo apresenta sinais. “Quanto mais movimentação, mais oxigenação eu terei naquele tecido”, afirma. “Então, quanto mais eu me movimentar, quanto mais eu simplesmente fizer uma movimentação, mais vascularização eu terei”, complementa. Ouça mais sobre o assunto na entrevista realizada no Ponto de Encontro:

 

O médico ortopedista também alerta que a construção de uma musculatura demora e, por isso, as pessoas devem buscar uma boa postura. “Construa a sua postura. Construa, invista na sua postura todos os dias”, frisa. “Se você está sentando com dor na coluna, mude a sua postura, melhore a sua postura. É importante sim você cuidar da sua postura, porque ali você está montando o seu futuro. Mas também saiba que você não vai mudar a sua postura do dia para a noite”, salienta o doutor Luiz Felipe.