Existem muitos fatores que estão diretamente ligados à saúde, tanto a física como a mental, e a alimentação é uma delas. Diversos alimentos podem ajudar a evitar o estresse e a ansiedade, assim como outros podem piorar esses problemas. A nutricionista e proprietária da Cia da Saúde de Urussanga, Jamile Orlandi Luciano, explica que o chocolate meio amargo é um dos alimentos que ajuda a diminuir a ansiedade e trazer o alívio mental. Isso porque a fórmula do chocolate meio amargo, sem a concentração de muitos conservantes e do açúcar, possui nutrientes que auxiliam na área psicológica, além de conter substâncias antioxidantes, que também protegem de doenças cardiovasculares.

Outro alimento importante são os derivados de Ômega 3, sendo o principal os peixes. Jamile ressalta que os tipos de peixes que mais possuem a concentração do nutriente são o salmão, atum e sardinha. Uma recomendação da profissional é de que, ao consumir atum e sardinha enlatada, o ideal é optar pelos enlatados em óleo, além de lavar para retirar o resíduo antes de comer. “O Ômega 3 vai ter a função de ser vaso dilatador, ele vai trabalhar muito bem com a parte sanguínea e concentração, que é muito importante”, frisa.

Já o alimento que se destaca com Vitamina E é o abacate. “É uma vitamina antioxidante, ela é protetora cardiovascular, ela vai aumentar os efeitos anti-inflamatórias no nosso organismo, evitando com que a ação das células ruins então se transformem no próprio estresse”, comenta. Jamile também acrescenta que o abacate é riquíssimo dessa vitamina, além de ser um tipo de gordura boa e saciar muito em uma refeição. A nutricionista indica comer abacate em saladas e em lanches. Porém, Jamile ressalta também que é necessário moderação, já que o excesso dessa gordura boa também é calórico. O abacaxi também é rico em Vitamina E e pode ser consumido em benefício da saúde.

A nutricionista conta que as Vitaminas do complexo B atuam no sistema nervoso, ajudando na parte de concentração e na função muscular, que pode ser prejudicada por conta do estresse. Os grãos, as oleaginosas, as carnes vermelhas e as saladas verdes são as fontes do complexo B. “A gente precisa realmente daquela dimensão de folhosas e de pratos coloridos para a gente poder ter todos esses nutrientes no nosso dia a dia, porque é um pouquinho de cada que vai fazer evitar o nosso estresse cotidiano”, reforça. A nutricionista participou de entrevista no Ponto de Encontro e deu mais dicas de uma alimentação saudável. Confira:

Parte 01

 

Parte 02

 

De acordo com Jamile, o triptofano é um aminoácido natural essencial para o organismo. “Na banana você vai ter uma concentração muito boa de triptofano. No leite morno, por exemplo, no leite em concentração, você já tem, mas se você amornar, e fazer antes de dormir com uma canela, você vai ter aquela função de equilíbrio, ele vai trabalhar muito com essa questão da ansiedade”, comenta. A nutricionista explica que o triptofano é o percursor da serotonina, que é conhecido como o humor da felicidade.

Para os que amam café e são ansiosos, Jamile recomenda o consumo de chás. A nutricionista ressalta que o ideal é beber no máximo duas xícaras de café ao dia, de preferência antes das 15 horas. “Para evitar que aquele excesso de cafeína impeça na melhora do sono e do humor para a noite”, afirma. Como forma de substituir o café, a nutricionista recomenda o chá de capim-limão, que auxilia no sistema nervoso, cansaço físico e mental, além de evitar alguns sintomas de ansiedade. Além dele, os chás de alecrim, erva-doce, camomila e de cravo e canela contribuem para o relaxamento.

Caso tenha interesse, esses tipos de orientações podem ser dadas na própria Cia da Saúde, em Urussanga. Se a pessoa quiser um plano individual é só entrar em contato com o estabelecimento e agendar uma consulta com a nutricionista Jamile. Acompanhe a Cia da Saúde de Urussanga nas redes sociais: Instagram Facebook. Entre em contato pelo WhatsApp.