Somente no mês de maio foram registradas 444 faltas em consultas, exames e raio x odontológicos no município de Cocal do Sul. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, dia 1°, pela Secretaria de Saúde. De acordo com a secretária responsável, Glícia Pagnan, as consultas são agendadas previamente, sendo assim os cancelamentos também devem ser comunicados com antecedência. “Fazemos um apelo para que a população tenha responsabilidade social, evitando faltar e se precisar faltar a uma consulta, é preciso avisar com antecedência, evitando assim que as filas cresçam”, comenta.

Em entrevista, Glícia ressaltou que o número de falta preocupa muito a Secretaria de Saúde. No primeiro trimestre deste ano, foram mais de 800 faltas em consultas e exames. A Secretaria de Saúde possui ferramentas que facilitam a comunicação com o paciente, podendo ser por telefone ou WhatsApp.  “Se comunicado com antecedência a ausência daquela determinada consulta ou exame, não perdemos a vaga, pois é possível redirecionar para a próxima pessoa da fila de espera através do sistema de agendamentos”, complementa Glícia.

O assunto foi abordado em entrevista no programa Comando Marconi com a secretária Glícia. Ouça mais:

 

Cada ausência não comunicada pelo paciente gera perdas – seja a perda do tempo do médico que ficou com o consultório vazio, perda do dinheiro público e a perda do tempo da pessoa que ficou na fila e vai ficar ainda mais tempo esperando.

Colaboração: Amanda Farias / Assessoria de Imprensa