O Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado nesta terça-feira, dia 14 de junho. A data serve para reforçar a importância de ser um doador e de agradecer a todas as pessoas que se dedicam em salvar vidas. Com a data, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) ressalta a necessidade de novas doações. Atualmente, o Hemosc está com baixa nos níveis de estoque dos tipos A+, O- e O+. De acordo com o gerente técnico do centro de Criciúma, Rafael Luiz da Silva, as chuvas intensas do último mês e o frio são motivos para que o número de doações diminua.

Rafael comenta que o sangue é vital para as que as cirurgias e os tratamentos continuem acontecendo. Com a pandemia da Covid-19 há dois anos, a quantidade de doações diminuiu significamente. O gerente técnico afirmou que o número de doações atual está 10% abaixo do que antes da pandemia. Confira mais sobre o assunto e a importância de ser um doador na entrevista na íntegra:

 

Doações com vacinas

As campanhas de vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo continuam em todo o Brasil. Com isso, há dúvidas sobre o tempo de espera para a pessoa doar sangue após ter feito a vacina. Rafael esclareceu que há dois prazos de espera na vacinação contra a Covid-19: se a pessoa foi vacinada com a Coronavac, ela poderá doar depois de dois dias. Já se ela recebeu de outras vacinas contra o coronavírus, a doação pode ser feita após oito dias. Com a vacinação da gripe, o doador pode fazer a doação após dois dias. Já contra o sarampo, é necessário esperar quatro semanas entre a vacinação e a doação de sangue.

Doadora há anos

A urussanguense Aline Nazario Zunchetta doa sangue três vezes ao ano há quatro anos. Sua vida como doadora iniciou quando participou de um mutirão promovido por um grupo de voluntários. O grupo é conhecido por se caracterizar como super heróis e fazer ações com as crianças em hospitais da região, sendo que a Aline é a batgirl. Aline ressalta que ser um doador de sangue é pensar nas outras pessoas, ser solidária, sentindo a sensação de dever cumprido em poder ajudar a salvar vidas. Aline participou de entrevista e falou sobre a sua experiência. Ouça:

 

Seja um doador

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação. É necessário apresentar documento com foto. Saiba mais sobre os critérios para doação de sangue acessando aqui.

As pessoas de Criciúma e região que querem doar sangue precisam realizar agendamento através do site do Hemosc ou ligar pelo telefone no número (48) 3444-7410. Acompanhe o trabalho feito pelo Hemosc através das redes sociais: FacebookInstagram e Site.


Texto: Karine Possamai Della