Natural de Tubarão, Artur Bianchini, que vive há oito anos na Itália, protagonizou um recital de violão clássico em Pedras Grandes na última semana. O cenário escolhido para o espetáculo foi a Casa dos Arcos, no qual as pessoas puderam acompanhar o recital de 27 minutos. Em entrevista para o quadro Sons do Brasil, Artur contou que realizar o show foi um grande desafio. Isso porque Bianchini estava há um tempo sem praticar o tipo de música que foi tocada. “Para executar três minutos de música clássica equivale a, mais ou menos, 30 horas de estudo”, falou. “Realmente são muitas horas estudadas, muita técnica envolvida e foi um desafio para mim”, completou.

Artur realizou o recital em Pedras Grandes durante as suas férias no Brasil, a convite do secretário de Cultura, Júlio Cancellier. “A gente estava falando sobre a Casa dos Arcos, e que seria interessante ter um recital lá, e ele em seguida propôs”, explicou Bianchini. O músico participou do quadro Sons do Brasil durante o programa Ponto de Encontro. Saiba mais no player abaixo:

 

Tubaronense, Artur cresceu na cidade, mudando-se para Florianópolis após os 18 anos, onde morou por dois anos. Aos 24 anos se mudou para a Itália para reconhecer a cidadania italiana e concluir os estudos da faculdade. “Muito do que eu aprendi, sinceramente, foi de autodidata mesmo”, comentou. “Eu comecei a estudar violão clássico quando eu tinha 23 anos, que foi em 2014, e depois eu fui para Barcelona. Lá em Barcelona eu completei um ciclo de oito semanas, que foi onde eu estudei esses compositores da época do romantismo espanhol”, explicou. Além disso, Bianchini possui estudos em solfejo e música erudita, além de participar de um coral de canto gregoriano em Lodi.

Confira a apresentação de Artur na Casa dos Arcos na íntegra: