Luciane Bisognin Ceretta, presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitora da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc), recebeu uma Moção de Apoio durante a reunião da Câmara de Urussanga nesta terça-feira, dia 17. O reconhecimento, proposto pelo vereador Elson Roberto Ramos (MDB) e aprovado por unanimidade, deve-se ao trabalho realizado pela homenageada em defesa das universidades comunitárias.

Durante a entrega da Moção, Luciane projetou trazer para Urussanga um polo de formação em turismo, enologia e gastronomia. Ela delegou a missão ao urussanguense José Otávio Feltrin, que é pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc. “A formação de recursos humanos absolutamente qualificados aqui fará alavancar o desenvolvimento”, planejou a reitora.

Luciane Ceretta também reiterou a relevância das universidades comunitárias na educação superior, na pesquisa e nos atendimentos às comunidades de que fazem parte. “Vejo a educação como a principal estratégia para o desenvolvimento pessoal, humano, que permite às pessoas buscarem suas próprias soluções, tomarem suas próprias decisões. Luto continuadamente pelo acesso dos estudantes a todas as modalidades de ensino. O acesso e a permanência dos estudantes promoverão o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental das nossas cidades, do nosso estado e do nosso país”, afirmou Luciane.

O vereador Beto endossou a fala sobre a importância das universidades comunitárias. “São universidades sem fins lucrativos, que reinvestem todo valor que arrecadam na promoção de ensino, pesquisa e extensão, trazendo retorno direto ao desenvolvimento da sociedade”, ressaltou Beto. “Por isso, é necessário homenagear essa grande mulher, representante da Acafe e da Unesc, que sempre batalhou pela educação catarinense”, concluiu o vereador urussanguense.

Colaboração: Renan Medeiros / Assessoria de Imprensa