As principais queixas de dores em consultórios de ortopedia são as dores na coluna e nos ombros. Conforme o médico ortopedista e especialista em ombro e cotovelo da Levve Ortopedia, doutor Lucas Búrigo, a dor no ombro está relacionada com as atividades que são feitas no cotidiano. Ações simples como levantar os braços fazem força nos ombros, que já possui a articulação para suportar isso. Porém, segundo o especialista, dependendo da forma que faz o movimento ou do uso de algum peso, como carregar objetos ou sacolas pesadas, pode gerar uma sobrecarga nos ombros. “No ombro a gente costuma falar da tendinite e a ruptura do tendão manguito rotador, que são a mesma doença, só que em fases diferentes. A tendinite seria mais uma fase inicial e a longo prazo pode levar à ruptura dos tendões”, explica Búrigo.

A osteoporose no ombro causa mais riscos de fraturas, por isso é importante a realização de atividades de baixo impacto na prática de exercícios físicos, como o pilares e funcional. O doutor Lucas Búrigo esclarece que o corpo humano produz o chamado “estoque ósseo” até os 30 a 35 anos. Após essa idade, a pessoa não produz mais cálcio e se ela não estiver com os níveis adequados da vitamina há grande chance de ter que tratar a osteoporose após alguns anos. Por isso, é necessário desde cedo observar como está o cálcio no organismo para evitar possíveis problemas futuros.

O especialista da Levve Ortopedia, Lucas Búrigo, participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e falou mais sobre o assunto. Além disso, o especialista também tirou dúvidas de ouvintes. Ouça na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Papo Levve

Antes da pandemia, a Levve Ortopedia desenvolvia o Levve Academy. Agora com o isolamento social, a clínica realiza virtualmente o Papo Levve, com descontração e informação. Especialistas e convidados discutem assuntos relacionados a ortopedia em transmissões pelo Instagram. Acompanhe mais discussões acessando aqui. 

Levve Ortopedia 

A Clínica Levve atende de forma integrada todas as subáreas da ortopedia (Pé e Tornozelo, Mão e Microcirurgia, Quadril, Ortopedia Pediátrica, Coluna, Joelho, Ombro e Cotovelo, Reconstrução e Alongamento Ósseo e Tumores Ósseos) unindo eficiência e tecnologia. O corpo clínico constituído de 12 médicos especializados se notabiliza por estar em linha com os avanços mundiais da ciência, sendo pioneira em diversos procedimentos cirúrgicos de alta complexidade no Sul de Santa Catarina, como transplante ósseo, o uso de modelos ósseos e próteses impressas em 3D para planejamento cirúrgico.

Sediada em Criciúma, é a primeira clínica habilitada a atuar em telemedicina com sistema específico. A Levve também atua nos hospitais de Araranguá, Urussanga e Criciúma nos hospitais São José, São João Batista e Unimed. Além disso, é a idealizadora do Instituto Levve, braço social da clínica ortopédica.