Com mais de 30 anos de carreira, as irmãs Leyde e Laura são referências quando se trata de música sertaneja raiz protagonizada por mulheres. As mato-grossenses Lucineide Rocha (Leyde) e Marinilza Silva Rocha (Laura) começaram no mundo da música ainda jovens, com dez e treze anos, respectivamente. As irmãs foram fortemente influenciadas por artistas que se destacavam na época e que até hoje são reconhecidos, como Chitãozinho e Xororó e Trio Parada Dura. O primeiro álbum gravado em estúdio surgiu em 1991, e hoje Leyde e Laura possuem mais de 15 trabalhos lançados.

“Nesses 30 anos de carreira nós sempre tentamos levar uma música boa, uma música que tenha conteúdo, sempre visando mais a mensagem, não só entrar no modismo. A gente sempre manteve essa personalidade firme de cantar música que tenha um bom conteúdo”, frisou Laura em entrevista ao programa Ponto de Encontro. A artista também ressaltou que a música tem muito poder, tanto positivo como negativo, por isso a dupla sempre reforçou o lado positivo em suas canções.

Laura participou de entrevista na Rádio Marconi e falou mais sobre os 30 anos de carreira ao lado de sua irmã Leyde. Confira na íntegra:

 

História consagrada

A dupla Leyde e Laura promoveu um grande evento na última semana com o objetivo de dar voz às mulheres na música e na viola caipira. No último sábado, as irmãs realizaram o projeto “Leyde & Laura – Viola Encanto de Mulher”. O espetáculo reuniu grandes nomes femininos da música sertaneja e várias revelações, como Carol Viola e Duda Cintra, Lizandra e Victória, Jéssica e Juliana e Mel Moraes. “O projeto propõe dar voz ao gênero feminino na música caipira homenageando as grandes cantoras que desbravaram esse gênero em um universo tipicamente masculino e queremos mostrar o talento da nova geração que continua demarcando esse espaço ”, explica a cantora Laura.

Todo o evento foi transmitido ao vivo nas plataformas de vídeo. Confira:

Sobre o Projeto Viola Encanto de mulher:

Pioneiro no incentivo ao protagonismo da mulher no cenário da música sertaneja raiz, o projeto Leyde & Laura – Viola Encanto de Mulher propõe um diálogo entre o novo e o consagrado no cenário sertanejo feminino.

Em sua primeira edição, o projeto foi idealizado por Vomi Batista e realizado pelo Clube dos Violeiros Caipira. A ideia é destacar violeiras de várias gerações, e de todo o Brasil, falando das suas lutas, cantando e tocando viola, mostrando a beleza, a diversidade e pluralidade das duplas caipiras.

O projeto Leyde & Laura – Viola Encanto de Mulher foi contemplado no Edital de Apoio a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens – Secretaria Municipal de Cultura.