A possibilidade da instalação de um Consulado da Itália em Santa Catarina foi um dos assuntos tratados pela comitiva de deputados durante agenda no país. Na última quinta-feira, dia 7, deputados embarcaram para a Itália para tratar de uma série de assuntos envolvendo educação e economia. O deputado Rodrigo Minotto (PDT) esteve na Itália e destacou sobre a necessidade do estado ter uma agência consultar. “Santa Catarina possui mais de 100 mil catarinenses com dupla cidadania e também 60 mil catarinenses que buscam a dupla cidadania. Considerando que o estado do Paraná tem aproximadamente 40 mil paranaenses com dupla cidadania, nós temos um contingente bem superior”, afirmou em entrevista.

De acordo com Minotto, o objetivo da comitiva foi de sensibilizar o governo italiano da importância do estado ter também um consulado. “Santa Catarina representa um número significativo de descendentes italianos e isso faz jus ao nosso pleito e a nossa demanda”, ressaltou. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi. Saiba mais:

 

O deputado comentou que o resultado das tratativas na Itália foi positivo. “Teve um avanço e a receptividade do ministro foi muito importante. Ele de pronto destacou a importância também que é a agência consular em Santa Catarina, considerando todos os números que apresentamos”, afirmou. “Ele já solicitou a toda a sua equipe técnica para fazer esse estudo de viabilidade e no ano que vem, em fevereiro, quando completamos 150 anos da imigração italiana no Brasil, ele deverá estar no Brasil, e a nossa grande expectativa é que ele faça esse anúncio”, acrescentou.

Além de Minotto, a comitiva é composta pelo presidente da Alesc, Mauro De Nadal, Vicente Caropreso e Egídio Ferrari. Eles embarcaram de volta para o Brasil nesta quarta-feira, dia 13.