O reajuste de aposentados e pensionistas para 2024 foi divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que definiu a nova tabela de valores. Na prática, os benefícios acima de um salário mínimo subirão 3,71% neste ano, como confirmado pelo Ministério da Previdência Social. A advogada especialista em Direito Previdenciário, Vanessa Sens Reckelberg, ressalta que o reajuste acompanhou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2023. Segundo a advogada, o novo valor deve ser repassado a partir do dia 25 de janeiro a 7 de fevereiro.

A especialista ainda destaca que os aposentados e pensionistas devem saber que o benefício está vinculado aos reajustes do Governo Federal, e não com base do salário mínimo. “De um ano para outro, ele já começa a perceber o quê? Uma defasagem. É justamente por essa razão, a defasagem que ocorre nos benefícios é porque ela não acompanha o reajuste do salário mínimo, ela acompanha o reajuste que o Governo Federal destina”, comenta. Vanessa ainda complementa que, por conta disso, muitas pessoas acabam caindo em golpes por achar que poderia estar recebendo mais salários, por isso, é importante que o aposentado faça uma verificação com um especialista.

O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com a advogada Vanessa. Ouça mais na íntegra:

 

Segundo Vanessa, uma recomendação importante é sempre manter o máximo de informações possíveis na carteira de trabalho. Isso porque todos os dados são analisados em sistemas dos próprios especialistas, no que pode auxiliar na verificação de qual cenário está mais próximo para a pessoa. “Ali, nós vamos ter uma perspectiva bem fiel de qual é o próximo cenário que nós vamos ter”, comenta.