Apesar das dificuldades da pandemia da Covid-19, Urussanga é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 (confira os dados na matéria no final). A secretária da pasta, Janea Possamai, afirmou que a avaliação nacional afligia os educadores por causa da pandemia, no qual todos os estudantes tiveram aulas remotas em suas casas, dificultando a forma de ensinar e de aprender. “Quando a gente retornou, orientamos, tanto os nossos coordenadores quanto os diretores, a retomar esse conhecimento, a fazer uma avaliação diagnóstica e verificar realmente aonde o aluno parou, estagnou com o aprendizado, porque não adiantava nada estar evoluindo nos conteúdos se ele não sabia somar, se não sabia o básico que é importante”, comentou.

Além disso, Janea destacou o trabalho realizado pelos professores e profissionais, que tiveram que se adaptar às tecnologias para continuar ensinando durante a pandemia. “Tudo isso, esse resultado para nós da educação, chega a ser emocionante, porque estamos no caminho certo. Por isso que a gente está muito feliz”, ressaltou. “Essa conquista não é só da educação, é do município de Urussanga, então todos os munícipes devem se orgulhar da nossa educação”, completou. A secretária Janea participou de entrevista no programa Comando Marconi e falou mais sobre o assunto. Confira na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas do Saeb foram aplicadas entre 8 de novembro e 10 de dezembro de 2021 em todo o Brasil. Urussanga foi destaque nos anos iniciais, de 1° ao 5° ano, sendo que as escolas públicas receberam nota 7. A rede municipal de ensino levou a nota 6,9, enquanto a rede estadual recebeu 7,1 na análise. Já com relação aos anos finais (6º ao 9º ano), a cidade alcançou o terceiro lugar geral na Amrec, com nota 5,3 na rede pública. As escolas municipais alcançaram a média 5, chegando ao quarto lugar, e as estaduais, a nota 5,4, marcando o primeiro lugar regional. “A gente não deve ficar acomodado com esse resultado, muito pelo contrário, o mínimo é manter e superar ainda mais esse resultado”, afirmou.

Leia mais:

Ideb 2021: Educação Pública de Urussanga alcança 1º lugar da Amrec nos anos iniciais