Desde a infância, Rafael Cortez tinha certeza que seria um artista. O desejo era influenciado por sua família, que possui parentes artistas tanto do lado da mãe como o do pai. “Eu era bombardeado por informação artística, eu sabia que ia ser artista, mas eu tive crises vocacionais enormes. A minha juventude inteira eu não sabia se eu ia ser ator, se eu ia ser músico, se eu ia ser compositor, cheguei até a ser desenhista”, comentou Rafael em entrevista para o programa Ponto de Encontro. “Dos 17 anos de idade até os 31 eu trabalhei com tudo que você pode imaginar de artes”, completou. Cortez, que já atuou como repórter de televisão e que atualmente é comediante, foi apresentador do programa Custe o Que Custar, o CQC, de 2008 a 2015.

“Hoje eu vivo mais como comediante, que é uma coisa que eu jamais imaginei na minha infância e na minha juventude inteira que aconteceria na minha vida. Eu tinha certeza que eu ia ser ator, que ia ser comediante fiquei surpreso”, falou. Cortez é jornalista, formado pela PUC de São Paulo. Sobre a formação, Rafael ressaltou que é ela que possibilita a criação do repertório artístico. “Eu continuo achando que a maior qualidade que um artista pode ter, além, obviamente, do talento e da técnica, é o repertório”, comentou. Cortez deu exemplo do Jô Soares, que foi um apresentador com um imenso repertório, capaz de conversar com qualquer pessoa sobre qualquer assunto.

Além disso, foi o curso de jornalismo que possibilitou que Cortez fizesse parte da equipe do CQC. “Quando eu fiz o teste para o CQC, eles não queriam nem fazer o teste comigo porque eu não atendia nenhum pré-requisito direto. Eles perguntaram para mim: ‘você faz stand-up?’ Não. ‘Você está em cartaz em alguma coisa de comédia?’ Não. ‘Você tem experiência como comediante?’ Eu falei não. ‘Bom, você faz jornalismo?’ Eu falei, opa, jornalismo eu fiz”, relembrou. Ouça a entrevista na íntegra e conheça a trajetória de Rafael Cortez:

 

Cortez já atuou emissoras como a TV Globo, Record e Band, além de outros meios de comunicação. Cortez também estudou outras áreas do mundo artístico, sendo também músico e ator. Atualmente, Rafael faz o programa Matéria Prima, na TV Cultura, que estará no ar até o final deste mês, além de show de stand-up. Cortez já possui novos planos para continuar o seu projeto em uma outra emissora.