Crianças e adultos se divertiram com a apresentação da peça teatral “Arroz e feijão em: Colapso no Sistema”, no salão da Igreja de Jacinto Machado na segunda-feira, dia 30. O projeto está sendo possível graças à Cooperja, Celesc e Farben, que através da dedução do ICMS, formam esta parceria, proporcionando acesso à arte em 45 cidades das regiões da Amrec, Amesc e Amurel.

O município abriu oficialmente o projeto de circulação de teatro produzido pelo Grupo Teatro Revirado através do Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina (PIC), que oferece oportunidade aos grupos artísticos de desenvolverem seus trabalhos, beneficiando diretamente o público que recebe arte do teatro de forma gratuita.

Mais de 500 crianças de várias escolas do município assistiram os dois espetáculos pela manhã e tarde de forma gratuita. Eles interagiram animados com a produção bem-humorada passando a importância de uma alimentação nutritiva, saudável, no qual os detetives Arroz e Feijão tem a missão de desvendar quem está por trás dos misteriosos crimes que estão ocorrendo dentro do corpo humano. Para facilitar a acessibilidade, a apresentação teve uma tradutora de Libras.

Amanda Mezzari da Rosa, de 9 anos, aluna do terceiro ano da Escola Municipal Albino Zanatta adorou todos os personagens da peça. “É a primeira vez que assisto um teatro e queria poder ver mais”, comentou a menina. Ela lembrou que gosta, acha importante e come sempre arroz e feijão. “Eu como salada e arroz com feijão todos os dias e gostei muito do teatro”, disse o estudante da Escola Especial da Apae, Maicon da Silva Nazário, de 37 anos.

O presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, vice-presidente Antonio Moacir De Noni, o diretor de B2B, Carlos Roberto Wilk, o diretor Corporativo Vinícius Cechinel de Moraes, o diretor de Varejo Diego Paganini e demais gerentes de setor estiveram prestigiando o lançamento do projeto na cidade.

Segundo Carlos Roberto Wilk, o projeto foi idealizado pela Cooperja no início do ano 2000. A ideia era fazer um resgate da cultura do principal prato brasileiro o arroz com feijão. “Em 2015 voltamos com a ideia e conversamos com o Cirquinho do Revirado que abraçou o projeto e foram feitas várias apresentações nas cidades no Sul de SC e no norte do RS, foi um espetáculo de bastante repercussão e sucesso por onde passou. Agora com o incentivo do governo, através do PIC, foi inscrito e aprovado esta nova turnê. Agradecemos todos que participam e apoiam esse projeto. Estamos resgatando a cultura do principal prato brasileiro arroz e feijão, e incentivando as novas gerações a consumirem um alimento de alta qualidade nutricional”, destaca Wilk.

O espetáculo acontecerá em duas temporadas: a primeira vai até o dia 14 de dezembro, e a segunda começa no início do ano letivo, em fevereiro de 2024. Para este ano serão 18 cidades que receberão o projeto, todas dois dias da semana em dois períodos, matutino e vespertino.

SOBRE A PEÇA

Os detetives Arroz e Feijão tem uma nova missão. Eles devem desvendar quem está por trás dos misteriosos crimes que estão ocorrendo dentro do corpo humano. Com muitas músicas, teatro de bonecos e ação, quatro atores levam o público a uma viagem pelo universo dentro de mim. Com as metáforas dessa peça, é enaltecido a importância do Arroz e do Feijão para uma alimentação saudável através da educação nutricional.  Além das apresentações serem gratuitas, o projeto também prevê a distribuição de 10 mil Gibi/livro da história Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema.

O Grupo Teatro Revirado tem mais de 25 anos de existência com diversos prêmios e honrarias conquistados.

Colaboração: Aline Somariva / Assessoria de Imprensa