O professor é a base da educação e das profissões. Na sala de aula, seja nos anos iniciais, ensino médio e até mesmo na faculdade, o professor se torna um amigo de cada aluno, ouvindo e dando apoio. Em toda a história, a educação se transformou, a realidade do mundo e dos estudantes mudou, mas o papel e a importância do profissional permaneceu e se tornou cada vez mais evidente. O Dia Internacional do Professor foi lembrado nesta quarta-feira, dia 5. Na próxima semana, no dia 15, comemora-se o Dia Nacional do Professor. Para destacar a importância dos profissionais, o programa Ponto de Encontro realizou uma entrevista especial com vários professores de diversas instituições. Ouça na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Para ambos os professores, a educação é a base da construção da sociedade. São eles que lidam com diversas situações que transpassam as paredes da sala de aula, que acabam também entrando muitas vezes na vida pessoal de cada aluno. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia da Covid-19, no qual o esforço para que o aprendizado fosse repassado aumentou ainda mais. Apesar do avanço da tecnologia, que permite que alunos busquem informações na internet, o professor é ainda essencial, porque é ele quem media essa aprendizagem.

É através da sala de aula que o professor consegue ver diferentes realidades. Enquanto há alunos que escrevem o conteúdo em seu próprio computador, há outros que não possuem acesso à internet. Além disso, o professor é quem está em contato com as dificuldades dos alunos, tanto dentro da escola como fora, através das suas vivências. As escolas são as grandes propulsoras da socialização das crianças, do viver em comunidade e da fusão do conhecimento. E para que tudo isso ocorra, é necessário a existência dos professores.

Participaram da entrevista: Miriam Debiase, professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Unibave; Gislene Camargo, professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc; Tatiane Beretta, professora do Colégio Monsenhor Agenor Neves Marques; Roseli Comelli Baggio Ferreira, coordenadora do Colégio Monsenhor Agenor Neves Marques; Rodrigo Szymaski, professor de História na Escola Barão do Rio Branco; Janete Sorato Benincá, professora de Língua Portuguesa na Escola Barão do Rio Branco; Marcia Echamendi Possamai, coordenadora do Ensino Fundamental I e II da Secretaria de Educação; Marli Vitali, jornalista, assessora de imprensa e professora do curso de Jornalismo da Unisatc; Gisele Baschirotto, professora e coordenadora pedagógica do Colégio Universitário Esucri, e Daniela Maffioletti, diretora de Marketing da Esucri.