Cocal do Sul completou os seus 31 anos de emancipação na segunda-feira, dia 26. A cidade é marcada por fortes raízes culturais, além de uma história que marca várias gerações. A colonização da região ocorreu por volta de 1880, com a chegada das famílias vindas da Itália, Polônia e Rússia, quando se instalaram nos municípios vizinhos de Criciúma e Urussanga. As primeiras famílias que chegaram foram a Cechinel, Possamai e Smânia. A vila de Cocal se formou pouco tempo depois, passando a ser distrito de Urussanga em janeiro de 1904. Nos anos 80, o distrito estava em um desenvolvimento acentuado, no qual as lideranças políticas buscaram a emancipação. Cocal do Sul se tornou município em 26 de setembro de 1991.

Cocal do Sul já teve sete prefeitos, contando com a administração atual. O primeiro prefeito foi Itálo Rafael Zaccaron (o Tito), seguido de Jarvis Gaidzinski, José Aldo Furlan, Jarvis Gaidzinski Filho, Nilso Bortolatto, Ademir Maganin e atualmente Fernando De Fáveri. O programa Ponto de Encontro realizou um especial de entrevistas em comemoração aos 31 anos de Cocal do Sul. Os ex-prefeitos Itálo, José Aldo e Ademir participaram das entrevistas. Além disso, Zênio César Galli, criador da bandeira do município, e o escritor Hilário De Fáveri também concederam entrevista.

Monumento alusivo ao Centenário de colonização do Distrito de Cocal, erguido na praça da igreja matriz, em 1985, de 06 a 15 de setembro, durante as comemorações da festa em honra a padroeira

O primeiro prefeito, o Tito, contou que, em 1991, era vice-prefeito de Urussanga e gerente da Cooperativa Energética Cocal do Sul, a Coopercocal. Foi quando o distrito foi emancipado e Tito concorreu para  ser prefeito, ficando na administração até 1996. Tito destacou que a cidade cresce a cada dia mais, sendo um bom lugar para viver. “Hoje pode dizer que Cocal tem de tudo”, comentou. Ouça a entrevista na íntegra com o ex-prefeito Tito:

Parte 01

 

Parte 02

 

Ítalo Rafael Zaccaron, primeiro prefeito de Cocal do Sul. Foto: Arquivo / Rádio Marconi

José Aldo Furlan, eleito terceiro prefeito de Cocal do Sul e também ex-presidente da Coopercocal, ressaltou também o forte crescimento da cidade. Para Furlan, a impressão que se tem é de que as melhores famílias moram na região, já que há vários moradores de diversas etnias que vivem no município. “É um povo amigo, um povo ordeiro”, afirmou. “Nós temos uma mistura muito grande e também com muito respeito”, completou. Furlan participou de entrevista e falou sobre a história da cidade e outras diversas curiosidades de Cocal do Sul. Confira:

Parte 01

 

Parte 02

 

José Aldo Furlan, ex-prefeito de Cocal do Sul (Gestão 2001 – 2004)

A Cocalfest surgiu em 2013, com a administração do prefeito Ademir. “Nasceu justamente pensando em resgatar a nossa cultura, a história do nosso município”, comentou. Conforme o ex-prefeito, a festa da cidade serve para ressaltar a cultura da região, principalmente se ela foi colonizada por imigrantes. “A Cocalfest traz esse motivo de alegria nessa semana para as pessoas. A gente percebe no semblante delas que nós estamos em festa”, ressaltou. Ouça abaixo a entrevista completa com Ademir:

Parte 01

 

Parte 02

 

Zênio César Galli foi o responsável por desenvolver a bandeira de Cocal do Sul. “Esse era um dos maiores sonhos da minha vida. Quando começou o movimento de emancipação de Cocal eu já comecei a colocar na minha cabeça pensando já na bandeira e no brasão”, comentou. Conforme Zênio, há elementos na bandeira que representam a produção industrial, que é muito forte em Cocal do Sul, a cerâmica, a agricultura, além das cores que representam as etnias que colonizaram a região. A participação de Zênio pode ser conferida na parte 02 da entrevista de Ademir.

Bandeira de Cocal do Sul

Hilário De Fáveri é escritor e fez um livro sobre a história do município. A obra traz um apanhado histórico de todo o desenvolvimento da cidade, das famílias que viveram na região, do processo de emancipação, dos fatores econômicos e políticos. Os livros podem ser encontrados em todas as bibliotecas das escolas municipais. Conheça mais sobre o livro na entrevista com Hilário:

 

Cobertura da Cocalfest

A Rádio Marconi esteve presente nos cinco dias da Cocalfest. Os destaques desta ampla cobertura contaram com o apoio da Farmácia do Trabalhador, Sysdatanet, Sandra Viagens, Bressan Cidadania Italiana, Puma Comercial, Unifique, Concrecec, Coopercocal, Sicredi, Schumacher e Supermercados São Pedro.

Confira o que rolou na terceira noite da Cocalfest: