Abrangendo os municípios de Jacinto Machado, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Balneário Gaivota, a Cooperja iniciou a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável nas escolas. O projeto conta com a parceria do Sescoop, através do programa JCC Games, e a orientação da empresa ECOA. A gincana tem o objetivo de abordar temas relacionados a educação ambiental, educação financeira e cooperativismo dentro do ambiente escolar, incentivando as crianças e profissionais das escolas participantes a práticas sustentáveis, como a separação de resíduos, de modo que ultrapasse o ambiente escolar. Na oportunidade foi doado para as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos, assim como bags para entrega ao profissional que irá fazer o recolhimento nas escolas, que será a empresa Zacca Reciclagem.

A diretora da escola Ana Regis Arantes de SRS, Gabriela Santos da Silva, conta que está muito feliz com a parceria da Cooperja.  “Observamos de início que já veio pra somar na aprendizagem de nossos alunos. Toda comunidade escolar está muito envolvida neste projeto de reciclagem, onde sabemos que o principal objetivo da escola é formar cidadãos críticos e éticos, capazes de transformar o planeta em um local melhor. Para alcançar esses objetivos a escola precisa desempenhar diversos papéis, sendo a educação ambiental parte importante desse processo. Agradecemos a Cooperja por nos orientar e dar todo suporte necessário para o bom desempenho do projeto”, agradece.

Para a professora Vanderléia Sala Scheffer Germann da EEB Abel Esteves de Aguiar, de Praia Grande, escola situada na comunidade de Cachoeira, a parceria da cooperativa é um privilégio. “Este novo projeto da gincana nos permitirá trabalhar na prática o que por vezes fica na teoria dentro das unidades de ensino. Penso que a união de teoria e prática são essenciais para que a aprendizagem abarque o aluno de forma mais efetiva e concreta. O projeto irá ultrapassar os muros da escola pois, para ter sucesso precisará da colaboração de todos os envolvidos, ou seja, família, escola e cooperativa”, destaca Scheffer.

Ela destaca ainda que antes de ser apresentado as unidades de ensino, o projeto passou por planejamento, recursos dispensados, e principalmente contou com pessoas que sonham, se dedicam, lutam e acreditam que muitas das mudanças que são almejadas passam pela educação das futuras gerações. “A Cooperja e a escola compreendem que educação e a cooperação são duas práticas sociais que se relacionam em diversos momentos do ensino e aprendizagem. E o projeto da Gincana Colaborativa da Sustentabilidade é sem dúvida um desses momentos”, destaca ela.

Colaboração: Aline Somariva / Assessoria de Imprensa