Apesar de estrear com gol e assistência na temporada 2024, o futuro de Eder segue indefinido. Após a vitória por 2 a 0, diante do Marcílio Dias, na noite desta terça-feira, dia 16, o atacante do Criciúma declarou que ainda não sabe se jogará o restante da temporada. Segundo o camisa 23, o acordo com o presidente Vilmar Guedes era se apresentar para jogar a Recopa, e após avaliaria sua situação para o Campeonato Estadual. Eder relatou que as dores lombares podem prejudicar seu rendimento em campo.

“Talvez eu tenha que fazer uma preparação ainda melhor, porque eu não consegui, né? Foi uma preparação com foco no jogo de hoje, um pouco mais curta, e no primeiro tempo já comecei a sentir a lombar. Então, a partir de amanhã, vamos nos sentar, conversar e avaliar o que será melhor para o clube. Quando o Eder puder jogar, talvez isso ajude, mas ainda precisamos discutir com o clube se aceitaria ou não essa decisão do Eder de jogar somente quando estiver em condições”, declarou Eder após o jogo.

O técnico do Criciúma, Cláudio Tencati, quer contar com o atacante durante a temporada. Após o jogo, o treinador declarou que escalou Eder por conta da parte tática e deu detalhes de como planeja utilizar o ítalo-brasileiro durante o ano. 

“Já conversamos a respeito disso, ele vai ter que fazer um processo de rodízio, em alguns momentos ficar um jogo fora, vem para jogar o outro, ou pode descansar mais um. Nós sabemos disso, temos essa ciência, e por isso buscamos jogador com característica igual a dele, como o Kayser, que tem uma característica muito próxima do Eder, justamente para suprir essa necessidade. Já temos uma definição com ele, um plano, e agora cabe ao Eder estar junto com a gente e seguir em frente” , disse Tencati. 

No próximo sábado, dia 20, o Criciúma recebe o Figueirense, às 16h30, no Estádio Heriberto Hülse, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense. A partida terá cobertura completa da Equipe 10, da Rádio Marconi.