A Escola Barão do Rio Branco se prepara para mais um Dia da Família e mais uma Feira Baronesa. Neste ano, com várias novidades e ações, o evento acontece no próximo sábado, dia 15 de abril, em todas as dependências da escola. Os alunos estão promovendo diversas atividades, entre bazar de roupas, arrecadação de alimentos, reciclagem de papel e óleo de cozinha, venda de produtos na feira e muito mais. O programa Ponto de Encontro abordou sobre tudo o que vai acontecer na feira e no Dia da Família em entrevista. Participaram o diretor Juliano Carrer e os alunos Manuela, Gabriela, Evelyn e Miguel. Ouça na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Conforme o diretor Juliano, os alunos desenvolvem diversos projetos em várias áreas em uma gincana anual. Todos esses projetos serão apresentados durante o Dia da Família e na Feira Baronesa. A aluna Gabriela explica que a feira tem o objetivo de promover um momento de inspiração entre a família, estudantes e comunidade escolar. Além disso, o evento visa trabalhar o empreendedorismo dos alunos, como forma de os preparar para o mercado de trabalho. Esta é a sexta edição da Feira Baronesa.

Uma das atividades que serão realizadas na próxima semana é o bazar solidário. A ação é uma iniciativa realizada pela turma que tem como trilha de aprofundamento a disciplina de Produção Cultural. De acordo com Evelyn, a matéria envolve o voluntariado e a solidariedade. Em sala de aula, os alunos decidiram que ajudariam o Asilo São Vicente de Paulo, em Criciúma. Para isso, os estudantes estão arrecadando roupas para a venda no bazar. Todo o valor arrecadado será convertido para a compra de alimentos e produtos de limpeza para a instituição. Um quilo de alimento não perecível “compra” até cinco peças de roupas, ou então são R$ 5,00 por até cinco peças. Os alunos já conseguiram arrecadar mais de 3 mil itens de roupa.

Além disso, a escola promoverá a ação “Reciclar para transformar”. A atividade é realizada pelos alunos do segundo ano do Novo Ensino Médio, na disciplina de Filosofia. As turmas estão recolhendo papéis, papelões e revistas para fazer a reciclagem. Todo o material é enviado para uma empresa de reciclagem em Criciúma. O recurso obtido com o processo é destinado aos trabalhos da Associação de Pais e Professores (APP). Além disso, os alunos reutilizam óleo de cozinha para a produção de sabão. “Tudo isso vai ser mostrado no Dia da Família e também na feira, que vem para agregar outros projetos”, destaca o diretor.

Outro projeto envolve a troca de livros. Os estudantes podem estar levando livros, de qualquer gênero, para estarem trocando entre os colegas. Na Feira Baronesa, os alunos estarão vendendo diversos produtos da região. O aluno Miguel, que participa desde a primeira feira, estará vendendo sucos, por exemplo. O evento acontece das 8h às 12h. Após todas as atividades, a escola ofertará um almoço para a família, sendo necessário apenas uma doação voluntária e a confirmação antecipada com a direção.