Com o objetivo de orientar micro e pequenos empresários que precisam esclarecer dúvidas de forma ágil, o SEBRAE/SC colocou à disposição uma rede de especialistas para prestar orientações online. As dicas são em diversos temas como empreendedorismo, marketing, vendas, crédito, finanças, pessoas, legislação, inovação, entre outros aspectos.

Segundo o analista técnico do Sebrae/SC, Leandro Kabusch, há três anos a entidade vem desenvolvendo estratégias para trabalhar o atendimento digital de uma maneira tão boa quanto a presencial. “Sempre tivemos o portal institucional e o de atendimento que não traziam muitas metas internamente. Começamos a fazer análises, avaliar o que poderíamos melhorar e o que trazer de estratégias de atendimento digital para fortalecer a marca do Sebrae/SC na internet”.

Com isso, foi remodelado todo o portal de atendimento que está no endereço www.sebrae-sc.com.br onde são disponibilizados cursos online de longa e pequena duração, minicursos, e-books, relatórios de inteligência e toda a grade de cursos presenciais dentro do Portal de Atendimento, onde pode ser comprada a vaga no curso na cidade que o empreendedor preferir no Estado. “O portal é uma de nossas frentes de atuação. Estamos sempre criando novos conteúdos, novas vídeo aulas, novos produtos. Temos uma ferramenta de plano de negócio e estamos desenvolvendo para o segundo semestre um assistente virtual para criação de um modelo canvas, onde é possível conversar com o assistente virtual e descrever seu modelo de negócios”, enfatiza Leandro.

Segundo ele, o Sebrae/SC tem sempre pensado em novas frentes como, por exemplo,  o chatbot  – software que trabalha e gerencia as trocas de mensagens. Com esse assistente virtual é possível esclarecer dúvidas básicas e quando chegar num certo momento que precise de explicações detalhadas terá uma central com um profissional conversando com o cliente, tanto no portal de atendimento, quanto nas mídias sociais ou via e-mail. “Além disso, temos um Portal de Inteligência Competitiva, o Sistema de Inteligência Setorial (SIS), onde são oferecidos relatórios de inteligência, boletins de tendência, notícias estratégicas, estudos de caso e divulgação de eventos de vários setores catarinenses (moda, beleza e bem-estar, turismo, alimentos e bebidas, casa e construção, economia digital, comércio varejista e sustentabilidade)”, complementa Leandro.

A média de alcance de público com atendimento digital vem crescendo significativamente. Em 2016, 20% da meta de atendimento foi via canais digitais, em 2017 o percentual foi de 30% e, de acordo com Leandro, a ideia para esse ano é obter uma média que varie entre 40 e 50%.

O Sebrae/SC também tem um blog com informações sobre as diversas soluções da entidade. Outra ferramenta do atendimento remoto é a estratégia de inbound marketing, onde a questão de criação de conteúdo foi feita após a definição de algumas personas: há o potencial empresário, o MEI e o empresário de pequeno negócio. “Conversamos com esses três públicos de maneira distinta e também temos trabalhado toda uma questão de e-mail marketing para eles receberem o que mais desejam de informações através de e-mails informativos e e-books de diversos temas. Além disso, todo mês temos um webinar para falar de vários assuntos. Os resultados vêm sendo um sucesso. No mês de março realizamos um webinar sobre como divulgar as empresas nas redes sociais. Tivemos mais de 7 mil inscritos, mais de mil pessoas assistindo ao vivo e mais de 3,5 mil visualizações”.

Leandro destaca que está em fase de finalização um estudo do perfil da base de clientes do Sebrae e dentre as que se destacam no Estado estão Chapecó e São Miguel do Oeste. A ideia para esse ano é fazer um trabalho específico de prospecção digital, ou seja, ingressar com mais força em cidades onde existe menor número de pessoas sendo atingidas pelos canais digitais.

Colaboração: Marcos Bedin / MB Comunicação Empresarial