O clima de Copa do Mundo faz com que muitos torcedores e fãs fiquem ainda mais ansiosos com a expectativa para o campeão deste ano. Só que não é somente em época de jogos que esse sentimento vem à tona. Existem muitos fãs que aproveitam a paixão para incentivar outras pessoas, como se tornar colecionadores ou escrever livros. É o caso do jornalista esportivo Lycio Vellozo Ribas, autor de três livros sobre a Copa do Mundo e colecionador de mais de 700 camisas das seleções de futebol. Lycio participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e falou mais sobre a sua paixão pelo futebol e a expectativa para o resultado do Brasil nesta copa. Ouça na íntegra:

 

O interesse do jornalista pela Copa do Mundo surgiu um pouco antes da edição de 1982. “Com aquela seleção que encantou o mundo, mas não ganhou nada. A partir dali eu comecei a colecionar coisas da Copa do Mundo, jornal, revista, coisas que falavam da copa e tal. Depois da copa de 86 eu cheguei a escrever um livrinho de Copa do Mundo, mas é aquela coisa, eu tinha 13, 13 anos, fiz o livrinho com máquina de escrever”, conta o jornalista. A vontade de escrever um livro surgiu novamente em 2004, através de um incentivo de sua esposa, sendo lançado o primeiro em 2010.

O último lançamento, intitulado de O Livro de Ouro das Copas, aborda sobre curiosidades do mundo dos esportes. As polêmicas, zebras no jogo, curiosidades sobre os jogadores de cada ano e de cada seleção são destaques no livro. Além disso, Ribas aborda pontos como os principais destaques de cada partida, os principais fatores que levaram ao resultado, como o traumático 7 a 1 na partida de Brasil e a Alemanha, e muito mais.

Além disso, um armário grande guarda todo o interesse pela Copa do Mundo. Ribas possui uma coleção de mais de 720 camisetas esportivas, algumas sendo oficiais e outras representando cada país. O jornalista possui camisas de cada uma das 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2022.