O surf é muito mais do que uma prática esportiva. É também um meio de estar em contato com a natureza e cuidar com a sua preservação. Isso é o que afirma o surfista profissional de ondas grandes, Thiago Nunes, o Jacaré. Natural de Jaguaruna, no Sul do Estado, Thiago foi incentivado pela própria família a começar a praticar o surf, já que os seus primos também surfavam. Há mais de 20 anos, Jacaré surfa nas praias da região e exerce um importante papel como professor, ensinando o esporte e o legado do surf para as novas gerações.

Para Jacaré, praticar o surf traz inúmeros benefícios à saúde, tanto física como mental. O surfista conta que se ficar sem surfar durante alguns dias, seja por qualquer motivo, é possível notar o próprio corpo ficando diferente, já que tem algo que está faltando. O último sábado, dia 18 de junho, foi lembrado por ser o Dia Internacional do Surf. Em lembrança à data, o programa Ponto de Encontro abordou a importância do esporte e como está a modalidade na região em entrevista com o Jacaré. Confira na íntegra:

 

Além dos benefícios do surf, Jacaré garante que todos os esportistas da área cuidam e preservam as praias, porque sabem da importância delas. “Eu não conheço um surfista que joga lixo no chão, não conheço um. Isso eu te garanto, se tu ver um surfista jogando lixo no chão, uma garrafa, um papel, alguma coisa assim, algum objeto, pode ter certeza que aquele cara não é um surfista raiz, entendeu?”, ressalta Jacaré. São os surfistas que muitas vezes fazem trabalhos voluntários de limpeza nas praias da região, principalmente em época de temporada.