A Secretaria de Ação Social de Cocal do Sul lançou a campanha ‘Não dê Esmola’. O objetivo, segundo o secretário de Ação Social sul-cocalense, Luís Carlos de Melo, é orientar como acolher as pessoas em situação de rua que estão de passagem pela cidade. “Muitas vezes, essas pessoas vêm de vários municípios e se instalam aqui. Como o povo sul-cocalense é muito solícito, acaba tendo a prática de dar esmola”, explicou o representante da pasta.

A campanha se estende também a orientar as pessoas quanto aos pedidos de forma virtual. “Hoje em dia existem muitos golpes através da internet de pessoas que dizem estar passando por necessidade e pedem um Pix com determinado valor. É importante salientar que a esmola também se estende a situações como esta”, afirmou Luís.

“Além disso, por meio de distribuição de cartazes e placas pela cidade, a campanha vai ampliar a divulgação sobre o atendimento oferecido pela prefeitura às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa visa desestimular os cidadãos a dar esmolas, pois essa prática faz com que essas pessoas recusem o acolhimento e permaneçam na rua”, enfatizou o secretário.

Ouça a entrevista com o secretário de Ação Social sul-cocalense, Luís Carlos de Melo, para a Rádio Marconi:

 

Ainda de acordo com Luís Carlos de Melo, dar esmolas contribui para que as pessoas em situação de rua comprem bebidas alcoólicas e drogas. Por isso o apelo do governo municipal de orientar as pessoas a não darem esmolas.

A orientação é encaminha-los ao Creas (Centro De Referência Especializado De Assistência Social), localizado no Bairro Jardim Itália, na rua Jaime Elias. O contato também pode ser realizado pelo número (48) 3444-6034.

Colaboração: Amanda Farias / Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cocal do Sul