A catarata é um problema nos olhos que afeta o cristalino, que é a lente natural, tornando-se opaca e prejudicando a visão da pessoa. O oftalmologista e especialista da Clinivida, doutor Henry Willian Leite Mick, explica que é comum que as pessoas de mais idade apresentem a catarata, já que ela está associada ao envelhecimento do cristalino conforme a idade. Por isso, após os 50 anos de idade é mais provável que a pessoa apresente o problema, que é conhecido também como catarata senil. No entanto, conforme Mick, há algumas outras causas, como a alterações metabólicas que acontecem devido à outra doença, como a diabetes, por exemplo. Além disso, traumas e cortes na região dos olhos também podem desenvolver uma catarata.

O principal sintoma é a dificuldade de enxergar corretamente. O especialista exemplifica que é como usar um óculos e estar em uma sauna, ou seja, a visão fica muito embaçada. Além disso, a pessoa pode sentir sensibilidade com a claridade da luz, por exemplo. Conforme Henry, não existem medicamentos ou outros métodos de cuidados que possam prevenir a catarata. O recomendado é que a pessoa faça uma avaliação em um oftalmologista, principalmente depois dos 50 anos de idade. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi. Confira:

 

O oftalmologista Henry atende todas as segundas-feiras na Clinivida, em Orleans.

Clinivida

A unidade matriz conta com o atendimento de mais de 40 especialistas nas áreas de cardiologia, urologia, ginecologia, oftalmologia, gastroenterologia, psiquiatria, psicologia, nutrição, otorrinolaringologista, geriatria, dermatologia, pediatria e muito mais. Conheça mais sobre a Clinivida no site oficial e nas redes sociais (Facebook e Instagram). Agende uma consulta no 3441-1905 ou pelo WhatsApp 99108-5418.