Pensando no desenvolvimento social e cultural dos alunos, o Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo, em Criciúma, está promovendo a sua tradicional gincana. Com diversas atividades e ações que envolvem alunos, professores, funcionários e a família, o Cedup realiza a gincana tendo cinco grupos. Esses grupos são divididos conforme os cursos técnicos: Informática, Edificações, Alimentos, Comércio e Administração. Conforme a coordenadora do curso de Comércio da unidade de ensino, a urussanguense Carol Biz, são mais de 50 atividades, que vão desde apresentações artísticas e culturais até arrecadação de lacres para reciclagem e doação de sangue.

Todas as cinco equipes deverão apresentar os comprovantes de todas as ações feitas no dia 30, até as 17 horas. Carol explica sobre a importância da campanha de doação de sangue. O Cedup está com uma parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), de Criciúma. Com isso, as equipes devem incentivar as pessoas a doarem sangue, sejam alunos ou familiares. Carol ressalta que a intenção da ação é incentivar as pessoas a doarem sangue. A coordenadora frisa que a campanha não é somente pelos pontos das equipes, mas que os alunos chamem amigos e familiares para serem doadores.

A gincana deste ano do Cedup de Criciúma já chega em sua 35ª edição. O programa Ponto de Encontro abordou mais sobre a gincana do Cedup e a importância dela para a região. Confira:

Parte 01

 

Parte 02

 

Outras ações também envolvem a arrecadação de leite para doação, além do recolhimento de lacres para a compra de cadeiras de rodas para as pessoas que necessitam. A coordenadora Carol ainda destaca outros projetos que o Cedup desenvolve, entre eles o brechó organizado pelos alunos do curso de Comércio. Nele, os próprios estudantes cuidam de um brechó de dentro da instituição. Várias roupas, sapatos e acessórios são vendidos por um preço especial, aonde todo o valor é revertido para causas sociais. Carol ainda comenta que no último brechó promovido o valor será destinado ao tratamento de um funcionário do Cedup que descobriu um câncer recentemente.

Cedup Abílio Paulo

Inaugurado em 1978, a unidade atende estudantes de ao menos 27 cidades integrantes da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), além de municípios em regiões vizinhas. O Cedup, que já é referência em educação profissional no Sul do Estado, receberá uma reforma para ampliar sua capacidade de atendimento e atender à crescente demanda por educação profissional em toda a região. Para reformar e ampliar a atual estrutura da unidade, o Governo de Santa Catarina está investindo R$ 17 milhões.