Oito matérias foram aprovadas pelos vereadores de Urussanga na reunião ordinária desta terça-feira, dia 14, a sexta do ano. Entre as proposições, estão a instituição e inclusão da ExpoUrussanga no calendário municipal de eventos, indicações para melhorias no entorno de creche no Rio América e para uma alteração no Estatuto dos Servidores.

O primeiro projeto aprovado foi uma proposta do Executivo para instituir e incluir no calendário de eventos do município a Exposição da Agricultura, Indústria, Comércio e Cultura (ExpoUrussanga). De acordo com a justificativa do projeto, a iniciativa visa fomentar o turismo e inserir a participação das iniciativas empresariais, comerciais e de serviços com atividade no município, além de criar um evento para confraternização das famílias.

O Legislativo também aprovou duas indicações apresentadas pelo vereador Ademir Bonomi, o Datcho (MDB), sugerindo estudos para melhorias no entorno do Centro Municipal de Educação Infantil Dirceo Maccari, no Rio América. Datcho propôs a manutenção ou construção de um novo muro na creche, além da colocação de sinalização de trânsito, lombada e faixa de pedestres no local.

Uma terceira indicação aprovada foi sugerindo que o Executivo encaminhe um projeto de lei complementar para alterar o Estatuto dos Servidores. A sugestão feita pelo vereador Odivaldo Bonetti, o Bonettinho (PP), é para que todos os servidores responsáveis por pessoas com deficiência tenham o direito de se afastar em parte da jornada. Atualmente, esta possibilidade existe apenas nos casos em que a pessoa que precisa de cuidados é uma criança de até 12 anos ou diagnosticada como dependente para as atividades básicas do dia a dia. A ideia de Bonettinho é estender o direito a todos os casos.

Cobrança por informações e convite

Dois requerimentos foram aprovados na reunião ordinária. Um deles, de autoria do vereador Luan Varnier (MDB), convida o diretor municipal de Meio Ambiente a participar de uma reunião da Câmara para tratar dos trabalhos realizados pelo órgão.

O outro, apresentado por Elson Roberto Ramos, o Beto Cabeludo (MDB), cobra informações sobre as contratações e os custos envolvidos no evento de lançamento do documentário “Gemellaggio 30 anos – parte dois”, ocorrido em janeiro deste ano. Beto quer uma prestação de contas completa, em especial no que diz respeito ao uso de um telão de LED.

Reconhecimento a cidadãos

Os vereadores foram todos favoráveis a um projeto de decreto legislativo apresentado pelo vereador Erotides Borges Filho, o Tidinho (PDT), que outorga o título honorífico de Cidadania Benemérita de Urussanga a Agostinho Vendramini. O homenageado é proprietário da Hidraman, uma empresa familiar que fabrica equipamentos para a indústria, recupera peças e realiza serviços de usinagem e montagem de máquinas. Atualmente, é vice-presidente do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

A Câmara também aprovou um projeto de lei do vereador Datcho que nomeia como Rua Bruno Peraro uma via no Bairro da Figueira. O homenageado foi proprietário do loteamento onde está a rua e, de acordo com o parlamentar, sempre esteve envolvido com as atividades sociais de Urussanga e da comunidade onde viveu.

Presença de convidados

A reunião teve a presença do coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Rosinei da Silveira, e do coordenador municipal da Defesa Civil de Urussanga, Emerson José Scrins da Veiga. Eles foram convidados em requerimento de autoria do vereador Beto Cabeludo para tratar de assuntos relacionados aos trabalhos realizados em Urussanga.

Colaboração: Renan Medeiros Amâncio / Assessoria de Imprensa