Cocal do Sul é um município que está inserido na região carbonífera com mais de 17 mil habitantes. Destaca-se pelas belezas naturais, principalmente presentes no interior, em locais nem tão conhecidos pelos que passam pela cidade. O clima, belas paisagens, percursos históricos, sobretudo nas regiões rurais, fazem de Cocal do Sul o destino ideal para o cicloturismo.

Pensando nisso, a prefeitura de Cocal do Sul, em parceria com ciclistas da região, lançou uma rota de cicloturismo, para fomentar este segmento que está cada vez mais em alta no país. As rotas foram mapeadas e pensadas para apresentarem três trajetos diversificados, contemplando os ciclistas iniciantes, intermediários e avançados.

Os trajetos possuem quilometragem e altimetria diferenciadas, para cada tipo de ciclista. Dessa forma, cada um poderá fazer o seu pedal, conhecendo o interior do município e passando por comunidades que apresentam belezas naturais.

Todo o trajeto parte do centro, da Praça Coberta, onde há uma placa mãe, e todo o percurso é demarcado por placas em pontos estratégicos. Além disso, na placa mãe, há um qr code, onde se pode baixar o mapa através de um aplicativo (Strava), facilitando a localização durante o percurso. E o ponto de chegada é também na Praça Coberta.

“Da nossa região, Cocal do Sul se torna referência em rotas de cicloturismo, devido à placa explicativa, com recursos de qr code e localização de todo o percurso; já estamos recebendo feedback de ciclistas da região, que estão fazendo as rotas e estão aprovando os trajetos”, comenta ciclista e um dos idealizadores do projeto, Daniel Fernandes. A ideia é fomentar o cicloturismo, além de trazer ciclistas da cidade, atrair também pessoas da região. Ouça mais:

 

Conheça as rotas:

  • Rota dos Lagos: distância: 24,1km; elevação: 496m;
  • Rota da Mãe Peregrina: distância: 26km; elevação: 574m;
  • Rota das 7 Igrejas: distância: 40,4km; elevação: 870m.

Colaboração: Amanda Farias / Assessoria de Imprensa