Formada no fim do ano de 1995, a Associação Amici di Longarone está se preparando para se tornar uma entidade juridicamente reconhecida. No próximo mês, no dia 9, a associação irá realizar uma assembleia geral com o objetivo de constituir oficialmente a entidade, além de discutir o novo estatuto, eleger os membros, definir a diretoria e tratar de outros assuntos gerais. O encontro, que será em um sábado, acontecerá a partir das 9h na Câmara de Vereadores. Todas as pessoas interessadas podem participar da assembleia.

O programa Comando Marconi abordou mais sobre a associação em entrevista com a comissão organizadora da entidade, representada por Névton Bortolotto, Léia Mariot Luiz Antonio Fabro. Ouça na íntegra:

 

Conforme Névton, a associação realiza diversas ações desde sua criação, anos depois da firmação do pacto de amizade de Urussanga com Longarone. No entanto, a associação existe na informalidade, sendo um grupo de colegas que se reúne para discutir as atividades no âmbito cultural e social da cidade. Agora, o grupo busca se tornar uma associação juridicamente reconhecida. Desta forma, passa a ter um CNPJ, aumentando assim a quantidade de ações realizadas em prol do município. O principal objetivo é atingir o maior número de pessoas, aumentando assim o número de associados.