A Vitamina D é essencial para o bom funcionamento do organismo, gerando mais disposição e qualidade de vida. A sua absorção acontece, principalmente, através dos raios solares. Porém, também é possível encontrar a vitamina na alimentação, embora em níveis menores. Para as pessoas que, por diversos motivos, não conseguem ter as taxas ideais da Vitamina D no organismo, a recomendação é suplementar. “A Vitamina D não é só uma vitamina, ela é considerada um hormônio. Ela faz um papel tão importante dentro do nosso organismo, tanto na absorção de cálcio e fósforo para os nossos ossos e dentes”, comenta a farmacêutica Caroline Furlan, proprietária da AC Farma Dalila.

Conforme a farmacêutica Ângela Valdati, cerca de 80 a 90% da absorção da Vitamina D acontece pela exposição solar. Uma taxa pequena, de 10 a 20%, é devido a alimentação. “São os produtos como fígado bovino, salmão, atum, gema de ovo, queijo e leites. Porém, neste caso da Vitamina D, não é a principal fonte”, explica. “A gente precisa estar exposto aos raios UVB, que é naquele horário das 10h às 15h. Então, pelo menos braços e pernas expostos ao sol de 15 a 20 minutos”, acrescenta. “Hoje, 15 minutos de exposição ao sol, sem protetor solar, absorve 3 mil UI de Vitamina D diária, que já é uma dose bem boa. A gente tem isso na farmácia que você pode estar tomando”, salienta Caroline. O assunto foi abordado em entrevista, ouça também:

 

Caso a pessoa precise de suplementação, o ideal é que ela tome a vitamina por, no mínimo, três meses. “Ela leva um tempo sim para adequar e absorver”, esclarece Caroline. “Eu posso estar tomando 2 mil UI por dia que ela entra como suplemento. Acima de 2 mil UI ela já entra como medicamento. Então, também temos que ter essa observação, quando você vai na farmácia, a gente tem vários tipos, desde comprimido, cápsula, gotas, enfim”, comenta a farmacêutica.

Saiba mais sobre a AC Farma Dalila ACESSANDO AQUI.