Pesquisadores alertam que, até 2050, os casos de cegueira podem aumentar mais de 50%. O alerta é de uma pesquisa da Universidade de São Paulo. De acordo com o doutor Fernando Ramalho, especialista do Hospital de Olhos em Santa Catarina, as principais causas de cegueira envolvem a catarata, retinopatias diabéticas, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade. Para Fernando, campanhas como o Abril Marrom são fundamentais para reforçar a importância do cuidado com os olhos e a visão. “Algumas pessoas não sabem que têm alterações na visão porque não fazem a consulta com o médico oftalmologista”, comenta.

De uma maneira geral, Fernando explica que as doenças oftalmológicas não são evitáveis, mas são tratáveis. “Por exemplo, a catarata no mundo é a principal causa de cegueira. Mas é uma causa de cegueira que é plenamente recuperada com a cirurgia, sucesso muito alto, é a cirurgia que tem mais sucesso no mundo”, exemplifica. “As outras doenças, por exemplo, a retinopatia diabética, que é uma complicação do diabetes, já estamos falando de um cuidado maior com as complicações que o diabetes pode ter. Se você trata direitinho o diabetes, faz um controle, acompanha, vê se tem alguma alteração na retina e já trata, então você evita que esse paciente venha um dia a perder a visão”, comenta o doutor. O assunto foi tema de entrevista na Rádio Marconi. Entenda mais:

 

Fernando ainda destaca que o grande problema é que muitas doenças não apresentam sintomas iniciais. “O paciente aparentemente não está sentindo nada, quando ele vem a sentir, ele já está com uma alteração mais importante, já mais grave”, salienta. Hoje, cada vez mais pessoas reclamam de dificuldades na visão, principalmente por conta do excesso do uso das telas. “As pessoas têm reclamado muito da ardência nos olhos, o olho mais ressecado, no final do dia o olho mais vermelho”, destaca.

O doutor Fernando também cita alguns exemplos que podem ser adotados para evitar a cegueira:

Realizar exames oftalmológicos: é importante fazer uma avaliação oftalmológica de rotina, mesmo que não haja sintomas aparentes. Esse tipo de exame pode detectar problemas oculares precocemente e aumentar as chances de tratamento bem-sucedido.

Proteger os olhos: usar óculos de sol com proteção UV, evitar olhar diretamente para o sol ou fontes de luz intensa, e usar equipamentos de proteção adequados em atividades que possam colocar os olhos em risco, como trabalhos com produtos químicos ou maquinário pesado. Dias ensolarados e nublados são fundamentais para o uso dos óculos.

Controlar doenças crônicas: Diabetes e hipertensão podem afetar a saúde ocular e aumentar o risco de cegueira; sendo necessário manter um acompanhamento com especialista.

Fazer exames precocemente: caso tenha qualquer problema de visão é importante procurar um médico oftalmologista o mais rápido possível. O tratamento precoce de doenças oculares pode ajudar a evitar a perda da visão ou atrasar sua progressão.

Cuidados com a higiene: ensinar e praticar medidas simples de higiene, como lavar as mãos regularmente e não coçar os olhos, pode ajudar a prevenir infecções oculares, como conjuntivite e olho seco.