Na reunião ordinária desta terça-feira, dia 6, os vereadores de Urussanga usaram a tribuna para celebrar o sucesso da 17ª edição da Ritorno Alle Origini, pedir informações ao Executivo, cobrar melhorias e propor alterações em leis para melhorar o serviço público.

Primeiro a fazer uso da palavra, Gilson Casagrande (PP) valorizou as celebrações do aniversário de 145 anos de fundação de Urussanga e a festa Ritorno Alle Origini. “Fizemos aquele bonito desfile, com várias pessoas de todas as idades. Meus cumprimentos a todos os envolvidos, mesmo com a chuva. Nós urussanguenses merecemos ter conquistas e privilegiar a nossa cidade com o melhor”, afirmou.

Ele frisou o fato de que autoridades de diversos municípios compareceram a Urussanga durante a Ritorno Alle Origini e levarão boas lembranças do município.  “Também quero dar os parabéns ao Padre Giliard Gava, que fez a belíssima missa em italiano, lembrando nossos antepassados que se foram. Muitas lembranças vêm e isso é muito bonito”, disse Casagrande.

O vereador ressaltou a importância de que Urussanga continue celebrando novas conquistas. “Vamos, também, no futuro, buscar algo para que a nossa cidade seja cada vez mais prestigiada”, declarou o progressista.

Zé Bis apoia preservação das águas

O vereador José Carlos José, o Zé Bis (PP) destacou a Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas, que está sendo desenvolvida na cidade. O parlamentar faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, que atua junto ao Poder Público e outras entidades na elaboração da Política.

“Em breve, vai passar aqui pela Câmara um projeto muito importante, que tem a finalidade de incentivar o agricultor a preservar as nascentes de nossa cidade. O agricultor deverá ser remunerado por esse trabalho proporcionalmente à parte da terra que ele deixa para a preservação, sem permitir que o gado chegue à beira dos rios e cuidando das nossas águas”, detalhou.

Zé Bis também enalteceu a atuação do Departamento do Meio Ambiente (DMA), que, na avaliação dele, faz um belo trabalho. “Ontem (segunda-feira) foi o Dia Mundial do Meio Ambiente. O DMA está organizando nos bairros reuniões para conscientizar o agricultor sobre a necessidade de eventuais supressões de vegetação ou projetos na beira do rio passarem antes pela avaliação do departamento”, afirmou.

O vereador destacou os cursos que estão sendo oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Urussanga, em parceria com o Senai. O Executivo iniciou nesta semana as inscrições para o curso de Eletricista Instalador Industrial. São 20 vagas disponíveis e as aulas ocorrem no período noturno, no Parque Municipal. Também há vagas para as turmas de Pedreiro de Alvenaria e Carpinteiro de Esquadrias.

Zé Bis informou que o projeto para um centro de múltiplo uso onde era o antigo Caça e Pesca do Nova Itália está protocolado na Caixa. “Este vereador, desde 2018, está andando atrás deste projeto, colocando toda a documentação em dia. Foi liberada a escritura no nome da Prefeitura e consegui R$ 200 mil com a deputada Angela Amin, que serão liberados quando a Caixa Econômica Federal der o ‘ok’ no projeto. O valor que faltar para completar a obra, o prefeito Gustavo usará recursos próprios”, antecipou.

Bonettinho preocupado com risco de deslizamento na Serrinha

O vereador Odivaldo Bonetti, o Bonettinho (PP), manifestou preocupação após receber o parecer técnico solicitado por ele à Defesa Civil de Santa Catarina acerca da Serrinha. O documento, recebido pelo vereador, classifica o risco de deslizamento no local como “R4 – Muito Alto”. Ele informou que está atuando junto ao Departamento de Planejamento (Deplan) para que soluções sejam adotadas o quanto antes.

“Vou encaminhar ao Deplan para que eles analisem de que forma nós podemos ter uma solução. Vamos ficar monitorando e pressionando para que alguma coisa aconteça. Futuramente pode até ser um cartão postal, florida e iluminada, mas hoje está com esse problema”, alertou.

O vereador parabenizou o presidente da Comissão Central Organizadora da Ritorno Alle Origini, Everaldo Savi Mondo, todos que participaram na organização, o prefeito Gustavo Cancellier e as entidades. “Todos queriam uma festa diferenciada, no sentido de um verdadeiro retorno às origens e valorização da cultura. Foi nessa linha, um resgate. Nada mais justo do que, através da história, o município mostrar a quem não conhece tudo o que foi passado pelos nossos antecessores”, afirmou Bonettinho.

Odivaldo Bonetti enalteceu também o prefeito Gustavo e o diretor municipal de Esportes,  Agnaldo Rodrigues, o Japa, por Urussanga sediar a Etapa Regional Sul dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). “Estarão presentes aqui no nosso município em torno de 1.000 alunos, das regionais de Itajaí, Brusque, Grande Florianópolis, Laguna, Tubarão, São Joaquim, Braço do Norte, Criciúma e Araranguá”, afirmou. “É Urussanga sendo mostrada para todo o Estado com coisas positivas”, disse.

Nel defende apoio a agricultores em áreas limítrofes

O vereador Daniel Moraes, o Nel (PSD), expôs a preocupação que tem com os agricultores que têm terreno nas áreas limítrofes de Urussanga com outros municípios. Atualmente, a legislação municipal não prevê a prestação de serviços para terrenos que não estejam totalmente dentro dos limites urussanguenses.

“O pessoal paga imposto dentro de Urussanga, mas tem parte do terreno dentro de outro município”, explicou Nel. Como presidente da Câmara, ele representa o Legislativo no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Urussanga.

Para solucionar o problema, Nel propôs a alteração da legislação que trata do Programa Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento Agropecuário de modo a permitir o uso da patrulha mecanizada da Secretaria de Agricultura nessas propriedades. Essa iniciativa, no entanto, precisa partir do Executivo e o vereador Nel trabalha nessa articulação.

“Isso vai facilitar muito a vida de alguns agricultores. Eu peço ao líder de governo que peça ao prefeito que encaminhe o projeto, para que a gente possa votar e amparar todos os agricultores e familiares. São pessoas que trabalham, batalham e precisam desse auxílio da Prefeitura”, afirmou.

“Preço da honestidade”, diz Fabiano sobre expulsão do PSDB

O vereador Fabiano De Bona usou a tribuna para se pronunciar sobre a expulsão dele comunicada pela Executiva Municipal do PSDB. O parlamentar atribuiu a decisão do partido à postura dele de não se deixar controlar por corruptos. “O presidente (do PSDB) falou na rádio que eu minto. Não. Eu não minto e é justamente por isso que estou pagando o preço da honestidade”, declarou.

“A cadeira desta casa – embora tenha sido conquistada com ajuda dos demais candidatos a vereador do partido e sempre afirmei meu agradecimento por isto – esta cadeira ainda é minha e do povo que me colocou aqui. Enquanto estiver aqui, seguirei aqui trabalhando pela verdade”, discursou De Bona.

O vereador disse não se arrepender de nenhuma decisão que tomou, pois “os princípios não estão em negociação” e que “cada vez mais se revela o sórdido jogo da politicagem”. “Ele (presidente do PSDB em Urussanga) afirmou que eu preciso de médico, que estou fora de controle. Estou, sim, fora do controle de gente corrupta. Eles não me controlam”, afirmou.

“Se tem uma cadeira que eu luto todos os dias para não perder é a que está sendo preparada para mim na eternidade. A Justiça humana pode até falhar, mas a de Deus é perfeita”, finalizou.

Luan cobra melhorias no transporte escolar, na cultura e no turismo

O vereador Luan Varnier (MDB) foi incisivo na defesa de melhorias no transporte escolar para a comunidade do Rio Carvalho e diversas outras do interior de Urussanga. “Os ônibus das empresas terceirizadas têm apresentado péssima qualidade. Todo dia tem algum quebrando. Isso faz os alunos demorarem para chegar e deixa os pais aflitos”, expôs Luan.

Ele apresentou um requerimento para ter mais informações sobre o contrato e o que foi exigido da empresa na licitação. “Não tem nenhum cabimento a Prefeitura aceitar e ninguém fazer nada. Os pais buscam uma solução e não há qualquer encaminhamento. Eu perdi um irmão atropelado por um ônibus e sei o quanto uma tragédia assim acontece”, lamentou.

Luan também sugeriu ao Executivo, por meio de indicação, que faça a regulamentação completa e a adequação da legislação para que os setores da Cultura e do Turismo façam um bom trabalho. A medida também é necessária para assegurar que o município esteja apto a receber recursos. “Eu conto com apoio dos parlamentares para que se cobre do Executivo que se regulamente e se faça acontecer de fato. A cultura e o turismo têm que ser cada vez mais fortes. De discursos já estamos cansados”, afirmou Luan.

Por fim, Luan criticou a instalação de mais uma ponte de madeira no Bairro da Estação. “Viva a incompetência e viva a prefeitura municipal que está no século 13”, ironizou.

Confira também:

 

Colaboração: Renan Medeiros Amâncio / Assessoria de Imprensa