A reunião ordinária desta terça-feira, dia 5, foi pautada majoritariamente pela estrada da Linha Teixeira, que une esforços de todos os vereadores para que receba pavimentação, e pelo julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode resultar na descriminalização do aborto. Os parlamentares também pediram melhorias no Rio Salto e em Santana.

Primeiro a fazer uso da palavra, Ademir Bonomi, o Datcho (MDB), cobrou melhorias urgentes em pontes da rua Valmir Trento, no Rio Salto. “Fui procurado pelos moradores por causa de mais uma ponte em péssimas condições. É o maior perigo, porque passam ônibus dos alunos e caminhões. A gente pede à Secretaria de Obras que vá lá e analise. Está em péssimo estado. Não tem as proteções do lado. Tem um dreno entupido e, quando chove, a água corre pelas cabeceiras e danifica. Os moradores estão muito preocupados”, relatou Datcho. O vereador também relatou que há outra ponte nas proximidades com buracos. “A gente pede agilidade nessas pontes. Que a Secretaria agilize e arrume todas elas”, cobrou.

Luan cobra pavimentação de estrada na Linha Teixeira

Luan Varnier (MDB) fez fortes cobranças pela pavimentação da Rua Jácomo Teixeira Tasso, do bairro Linha Teixeira, que inicia ao lado da Alumasa (apenas referência). O vereador levou à tribuna um abaixo-assinado com 186 assinaturas de moradores reforçando a cobrança. Pessoas que residem na comunidade acompanharam a reunião da Câmara. “Mais pessoas poderiam estar aqui, mas, por causa das condições dessa estrada, muitas não puderam chegar”, lamentou.

“Alguns anos atrás, o prefeito fez uma reunião na comunidade e prometeu a pavimentação. Na semana passada, estivemos lá e pudemos perceber o sentimento daquelas pessoas, de estarem abandonadas. Há muito tempo, que se vê é somente paliativo”, continuou Luan.

O vereador disse que o paliativo mais recente veio após cobranças por parte dos vereadores. Mas, com a chuva de segunda-feira, a estrada voltou a ficar intransitável. “Será que ninguém pensa nas 186 pessoas que assinaram o abaixo-assinado solicitando o cumprimento da promessa de campanha e a pavimentação. Ou vão esperar ano que vem para colocar estacas no período eleitoral e tentar ludibriar a população?”, criticou.

Ele pontuou que Urussanga é sede de uma usina de asfalto e, ainda assim, a pavimentação não chega às comunidades. “Insiste em colocar em cima de paralelepípedo, onde não precisa, e não onde realmente há necessidade, nas comunidades com estradas de chão”.

Luan também apresentou um requerimento – que foi aprovado por unanimidade – questionando o Executivo sobre a existência de um projeto de pavimentação no local e o que está previsto nesse projeto, caso haja.

“Tem que parar de enrolar a população. A gente tem que cobrar atitude do Poder Executivo. Basta de fazer as pessoas sofrerem”, afirmou. O vereador cobrou, também, que a Prefeitura leve internet às comunidades do interior.

Tidinho busca recursos por pavimentação de estrada da Linha Teixeira

Erotides Borges Filho (PDT) lembrou que desde dezembro de 2022 atua pela pavimentação da estrada da Linha Teixeira, que inicia ao lado da Alumasa (apenas referência). Na ocasião, ele e o vereador Daniel Moraes (PSD) apresentaram indicação cobrando o asfalto na comunidade.

Ele reconheceu o esforço envolvido no trabalho paliativo realizado nos últimos dias ao mesmo tempo em que cobrou uma solução definitiva, que é a pavimentação. “Foi solicitado junto ao deputado Fabio Schiochet, do União Brasil, uma emenda de R$ 480 mil para contribuir nessa pavimentação. O deputado atendeu prontamente, agora é continuar monitorando para que o recurso realmente chegue”, relatou Erotides.

“A gente sabe que não é suficiente para toda obra, mas sei que outros membros desta Casa também vão buscar recursos”, disse. Tidinho criticou o fato de que uma foto dos trabalhos paliativos, enviada a ele por um morador, e depois encaminhada a conhecidos do vereador, tenha sido usada em redes sociais. “Como se fosse mérito de um ou de outro vereador. É mérito de todos”, afirmou.

O parlamentar lembrou de ensinamentos que teve ao longo da vida profissional, tanto na gestão de pessoas quanto no trabalho no chão de fábrica. “Com o tempo, descobrimos que o verdadeiro sucesso vem através da cooperação e nunca da trapaça”, refletiu.

Tidinho também lembrou de uma ocasião em que um funcionário sempre levava à gerência as ideias da equipe como se fossem dele. O hoje vereador buscou o gerente para esclarecer os fatos. “Lembro até hoje da frase que ele me disse: ‘o problema não é viver em um mundo de pessoas sem caráter e oportunistas. O problema é confiar nelas’”.

Ito celebra início da recuperação de áreas degradadas em Santana

Estreante no Legislativo, Jailton De Bona Sartor, o Ito (PP), dedicou todo o tempo na tribuna para falar da comunidade de Santana, onde morou por 56 anos. “Eu saí de Santana, mas Santana não saiu de mim”, declarou. “Quando fui convidado a ser candidato a vereador, era presidente da Amosan (Associação de Moradores de Santana), então conheço as necessidades daquela comunidade”, continuou.

Ito apresentou indicação, por meio da qual sugere ao Executivo que a pavimentação da rua Capanema, no bairro Santana, seja incluída na programação de obras do Município, uma vez que, segundo ele, já há projeto pronto. “É uma rua em aclive e, em épocas de chuvas, há muitas erosões e fica difícil trafegar. É a última rua a ser pavimentada no nosso bairro”, frisou Sartor.

O vereador também apresentou requerimento para convidar o procurador da República Dermeval Ribeiro Vianna Filho, do Ministério Público Federal, a participar de uma reunião da Câmara a fim de abordar o processo de recuperação ambiental das áreas degradadas pela exploração do carvão, em especial na comunidade de Santana.

“O processo já iniciou no ano passado, está acontecendo a recuperação de uma área minerada pela Carbonífera Treviso. É um investimento de R$ 39 milhões do Governo Federal. Foi uma ação do Ministério Público para que a União recuperasse todo o passivo das empresas extintas da mineração”, explicou.

Ito ressaltou que a recuperação gera emprego e renda para a comunidade de Santana. “Para mim, é um sonho que está virando realidade. Às vezes, eu converso com o vereador Zé Bis, que tem o sonho de despoluir o Rio Urussanga, e digo que não é impossível. Dinheiro tem. Só precisamos buscá-lo”, afirmou.

Ito manifestou gratidão ao PP e ao presidente da sigla, Gilson Casagrande, pela oportunidade de ser vereador ao longo de setembro, por meio do rodízio de suplentes realizado pelo partido.

Zé Bis é contra descriminalização do aborto pelo STF

José Carlos José, o Zé Bis (PP), protocolou uma Moção de Apoio ao Congresso Nacional. A preocupação dele, e partilhada por todos os vereadores que aprovaram a Moção, é quanto ao “risco iminente de legalização do aborto por meio da ADPF nº 442 pelo Supremo Tribunal Federal”. A Moção de Apoio, conforme Zé Bis, tem por finalidade “garantir as prerrogativas constitucionais e republicanas das competências do Poder Legislativo”.

“Isso quer dizer que está no STF, mas a Moção de Apoio é para que o assunto seja votado pelo Congresso Nacional. Temos os artigos 124 e 126 do Código Penal que criminalizam o aborto, mas a ADPF 442 quer descriminalizar quem faz o aborto até três meses de gestação”, contextualizou.

“Eu sou católico, sou cristão, acredito em Deus e sou a favor da vida desde a sua concepção. Sinceramente, não há lógica em matar uma vida indefesa. Todos que estão votando para descriminalizar também estiveram nos ventres de suas mães”, argumentou o vereador Zé Bis.

Zé Bis também destacou a realização da 1ª Conferência Municipal de Cultura, realizada na segunda-feira, dia 4, na Câmara de Urussanga, pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPCU). Na avaliação dele, há necessidade de “organizar e estruturar muito bem essa pasta”.

Nel quer mais segurança nas escolas

Daniel Moraes, o Nel (PSD), segue cobrando para que a Prefeitura fortaleça a segurança nas escolas. “Vou repetir até que seja atendido. Quando aconteceu aquela tragédia em Blumenau, gravei um vídeo com o prefeito e, até o momento, não foi feito nada. A Câmara aprovou a contratação de vigias para as escolas, fez o seu papel com celeridade, e estamos há muitos meses sem qualquer movimentação do prefeito a respeito”, frisou Nel.

Presidente da Câmara, o vereador destacou a importância da união de esforços dos vereadores na solução de problemas da cidade. Atualmente, há um empenho coletivo pela pavimentação de uma estrada na Linha Teixeira, que inicia ao lado da Alumasa (apenas referência). A via recebeu trabalhos paliativos nos últimos dias. “Fico muito feliz quando os vereadores, de uma forma ou de outra, resolvem os problemas. Quero que a Casa dê resultado, de uma forma ou de outra. É importante que a população saiba que tem o apoio desta Casa”, afirmou.

Daniel Moraes também pediu providências quanto à Serrinha, na comunidade de Santana. “Passei lá esta semana, em frente à gruta. A gente vê as faixas zebradas. Fiquei assustado, porque o perigo é iminente de acontecer uma tragédia a qualquer momento. Não podemos esperar que aconteça, sendo que é possível resolver o problema antes. Peço ao Executivo que olhe pela Serrinha, faça algo de imediato”, cobrou.

Nel endossou a Moção de Apoio apresentada pelo vereador José Carlos José, o Zé Bis (PP), contra a ação que está no STF e pode resultar na descriminalização do aborto. Para o vereador, este assunto deve ser decidido pelo Congresso. “Se não, a gente fecha a Câmara dos Deputados, fecha as Câmaras de Vereadores, e deixa o STF fazer o que quiser com o nosso país”, disse. “Nós que somos cristãos nunca podemos aceitar nunca a liberação do aborto”, acrescentou.

O presidente do Legislativo parabenizou o grupo Amici Della Polenta pela realização da Festa della Polenta 10ª Sagra, ocorrida no último sábado, dia 3.

Colaboração: Renan Medeiros Amâncio / Assessoria de Imprensa