Em Urussanga podemos considerar que a situação ainda é de estabilidade, mesmo com a falta de combustíveis e outros pontos relacionados a seguir.

Saúde

O Hospital N.S. da Conceição continua em atendimento normal. A princípio não há falta de insumos para o atendimento de urgência e emergência. De acordo com os atendentes, em relação em épocas normais, a procura pelo pronto socorro caiu um pouco. Segundo os administradores do hospital, a instituição trabalha com o monitoramento de gastos pelo setor de estoque desde a quarta-feira (23), assim ajustando as cirurgias eletivas e priorizando urgência e emergência. Nesta segunda-feira, ao final do dia foi realizada uma nova avaliação. Mas segundo informações do representante do hospital, José Otávio Feltrin, o Bimba, até a próxima terça-feira (05 de junho) não há preocupações para manutenção do Hospital. Ouça entrevista:

 

Ainda na área da saúde do município de Urussanga, o transporte de pacientes segue normalmente, isto porque o poder executivo determinou suspensão de alguns serviços para que haja diesel para os veículos da saúde. E em entrevista, na manhã desta terça-feira (29), o prefeito Gustavo falou sobre o decreto de “Situação de Emergência” na cidade, assim podendo garantir abastecimento de combustível para os carros da saúde. Na noite desta segunda-feira, um caminhão carregado com 15 mil litros de combustíveis chegou à Urussanga, destina para abastecimento da área da Saúde e serviços essenciais. Confira a entrevista:

 

Educação

Na educação, o transporte escolar foi suspenso desde a quinta-feira (24). As aulas da rede municipal de ensino estão suspensas a partir desta segunda-feira (28), sendo que as creches permanecerão com as suas atividades normais até a quarta-feira (30). As escolas estaduais precisaram abrir parcialmente nesta segunda-feira (28). Caetano Bez Batti, no bairro da Estação, Barão do Rio Branco, no centro da cidade, tem uma situação parecida. Estão funcionando, porém há falta de professores, pois muitos destes que dependem do deslocamento de outras cidades, estão sem o combustível. O Caetano trabalha com a falta de alunos e professores, contudo nesta terça (29) e quarta (30) estará em atividade; Barão suspendeu as aulas, nesta segunda-feira (28), mas está recebendo pais para fornecer as explicações, na terça (29) e quarta (30) estará funcionando normalmente. A escola Vincenzo De Villa, no bairro De Villa, está com a metade dos alunos em sala de aula. Muitos dependem do transporte escolar. Antonieta Quintanilha de Andrade, no Rio América, tem apenas 20 alunos que não conseguem comparecer porque não há transporte escolar, mas o problema maior são com os professores que não tem gasolina para ir às escolas.

Ônibus

O transporte coletivo de pessoas para as cidades vizinhas, que é feito por uma empresa de ônibus, a Auto Viação São José, precisou ter horários alterados desde a última sexta-feira (25). A empresa alega preocupação com o combustível, que ainda há nos tanques, porém para poder continuar levando e trazendo as pessoas precisou adotar cautela no cronograma e manter o atendimento. Confira abaixo os horários disponíveis:

Horários da Auto Viação São José

Agricultura

A agricultura ainda não foi prejudicada pela paralisação. Aliás, na manhã desta segunda-feira (28), agricultores de diversas localidades de Urussanga realizaram um “tratoraço” pelo centro da cidade. Logo em seguida os agricultores se uniram aos manifestantes, que estão desde a quarta-feira (23), na SC 108, rodovia que liga Urussanga a Orlenas, no bairro Nova Itália. Os organizadores deste movimento na rodovia estadual afirmam que é pacífico, cargas vivas são liberadas para tráfego, os transportes essenciais são liberados para tráfego instantaneamente.

Comércio/Lojas

O comércio da cidade abriu normalmente nesta segunda-feira (28). Vale ressaltar que os comerciantes estão apoiando os caminhoneiros. O que acontece é que alguns donos de lojas e seus funcionários não tem gasolina para o deslocamento até o trabalho. As especulações sobre a abertura ou não do comércio, em Urussanga, foram finalizadas no final da tarde desta segunda-feira (28), em uma reunião que durou 30 minutos. O encontro, na Câmara de Vereadores, às 17h30min, teve a participação da CDL, Comerciantes, Vereadores, Prefeito e Vice, além de população em geral, foi definido que as lojas do comércio de Urussanga abrirão nesta terça-feira (29), estarão fechadas na quarta-feira (30). Na quinta-feira (31) é feriado de Corpus Christi (fechado). Na sexta-feira (01 de junho) o comércio estará aberto, com a possibilidade de acontecer uma nova reunião para novas definições.

Os mercados da cidade têm falta de alguns produtos, como hortifruti. Limitação de compra de alguns itens, por pessoa, já foi verificada em estabelecimento. Em contato com os gerentes destes mercados, a informação é de que há estoques para mais alguns dias. Um deles informou que conseguiu receber uma carga, mas não mencionou como recebeu.

Gás de Cozinha/Combustível

Informação das revendas de gás de cozinha é de que já sentem com a falta do produto desde a sexta-feira passada (25). Nos postos de combustíveis, em Urussanga, apenas o Gás Natural Veicular (GNV) continua disponível em um dos postos.

Outras informações você acompanha no AM-780, aquí em nosso portal www.radiomarconi.net, por meio de nossas redes sociais instagram e facebook.

Mais sobre as manifestações:

Domingo (27)

Petroleiros anunciam greve

Postos Combustíveis

Com informações: Repórter Edi Carlos De Rezende