A chegada do verão requer que as pessoas tenham mais cuidados com a saúde dos pés. Isso porque a estação, somada a alguns hábitos e uso de calçados inadequados, faz com que os pés fiquem mais ressecados. De acordo com a podóloga Cintia Carara, as pessoas costumam usar mais chinelos e sapatos abertos no verão, o que aumenta o contato dos pés com a poeira. Além disso, alguns sapatos e chinelos não são adequados, tendo um amortecimento ruim e podendo prejudicar a pisada da pessoa.

Conforme a especialista, os pacientes que já possuem uma patologia, como unha encravada ou pés rachados, devem recorrer a um profissional da área uma vez ao mês. Já para aquelas pessoas que não possuem nenhuma queixa, a recomendação é se consultar a cada seis meses, para verificar como está a saúde dos pés. O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com a podóloga Cintia. Ouça na íntegra:

 

Além de manter os pés hidratados e utilizar sapatos confortáveis e que não sejam apertados, a especialista ressalta sobre o corte correto das unhas. Segundo Cintia, o ideal é manter o corte reto, com os cantos das unhas arredondados. A podóloga também reforça sobre o uso de meias de algodão que não sejam apertadas. Conforme ela, as meias desse tipo de material ajudam na transpiração, não mantendo os pés abafados, e evitando possíveis casos de frieiras e micoses, propícias em ambientes mais úmidos.