Uma alimentação saudável traz diversos benefícios à saúde e muitas pessoas procuram essas dicas em profissionais especializados. É o caso da Cia da Saúde em Urussanga, que atende muitos interessados em saber como mudar de hábitos aos poucos para uma melhor alimentação. Desde como diminuir o consumo de açúcar, café e gorduras a como fazer trocas nutricionais, estes são os pedidos que a proprietária da Cia da Saúde recebe no dia a dia. Por isso, a nutricionista Jamile Orlandi Luciano apresentou mais dessas dicas e esclareceu dúvidas sobre uma alimentação saudável durante entrevista ao programa Ponto de Encontro. Ouça a seguir:

Parte 01

 

Parte 02

 

INCA ainda reforça que as frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e nozes protegem contra o câncer, fortalecendo as defesas do corpo e ajudando o intestino a funcionar bem. Além disso, o Instituto ressalta que esses alimentos têm o poder de inibir a chegada de substâncias cancerígenas às células e de consertar o DNA danificado quando a agressão já começou. Se a célula foi alterada e não for possível consertar o DNA, alguns compostos promovem a sua morte, interrompendo a multiplicação desordenada.

Relacionado ao consumo de óleos em frituras, Jamile afirma que o recomendado, caso a pessoa tenha condições de adquirir, é o uso de banha encontrada em frigoríficos. Outra sugestão mais saudável é o consumo de óleo de coco que traz diversos benefícios e que se difere dos óleos tradicionais. A nutricionista explica que o consumo de óleo de soja, por exemplo, quando aquecido, pode conter mais gorduras que podem levar ao aumento do entupimento dos vasos sanguíneos ligado ao colesterol. O azeite de oliva também é recomendado, porém, caso o aquecimento passe de três minutos, ele se transforma em uma gordura semelhante as outras.

“Eu comento que a gente não tem que se reeducar porque nós não fomos totalmente preparados e educados para se alimentar, então é um processo que ele tem que ser contínuo e tem que buscar o equilíbrio”, ressalta Jamile. Para a profissional, o processo de mudanças de hábitos alimentares pode começar aos poucos, seja diminuindo a quantidade de colheres de açúcar a cada semana, substituindo o açúcar branco por mascavo e outros ou mudando determinados modos de preparo das comidas dentro da cozinha.

Caso tenha interesse, esses tipos de orientações podem ser dadas na própria Cia da Saúde, em Urussanga. Se a pessoa quiser um plano individual é só entrar em contato com o estabelecimento e agendar uma consulta com a nutricionista Jamile Duarte. Acompanhe a Cia da Saúde de Urussanga nas redes sociais: Instagram Facebook. Entre em contato pelo WhatsApp.

Outubro Rosa: Mulheres contam suas histórias de superação com o câncer de mama